segunda-feira, 16 de abril de 2012

CORAÇÃO AZUL




Campanha “Coração azul”

Abril 14, 2012

ONU lança campanha “Coração Azul” para mobilizar apoio do público para acabar com tráfico de pessoas

A ONU lançou uma nova campanha, representada por um coração azul, para sensibilizar as pessoas para os milhões de vítimas do tráfico de pessoas e mobilizar apoio para combater esta forma moderna de escravatura.
“Há muita ignorância sobre a escravatura moderna. Há também muitas pessoas com boa vontade para a combater”, disse, hoje, Antonio Maria Costa, Director Executivo do Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), ao lançar a campanha, em Viena.
“O coração azul ajudará a sensibilizar as pessoas para um crime que representa uma vergonha para todos nós. Demonstra solidariedade com as vítimas”, disse Antonio Maria Costa ao público reunido na capital austríaca para assistir à atribuição dos Women’s World Awards.
Segundo um comunicado de imprensa emitido pelo UNODC, o coração azul representa “a tristeza das vítimas do tráfico, a desumanidade dos autores deste crime e o empenhamento das Nações Unidas em combatê-lo”.
No quadro da campanha, o UNODC está a procurar levar elementos do público a trocar a fotografia do seu perfil no Facebook por um coração azul, transferir o coração para a sua página na Internet, passar palavra através do Twitter e ver o vídeo sobre o tráfico de seres humanos no YouTube.
O lançamento da campanha surge em vésperas do Dia Internacional da Mulher (8 de Março), cujo tema, em 2009, é “Mulheres e homens unidos para pôr termo à violência contra as mulheres e as raparigas”.
Falando no Congresso Mundial das Mulheres que decorreu ontem em Viena, Antonio Maria Costa descreveu o tráfico de seres humanos como “o pior tipo de violência contra as mulheres, ainda mais repugnante pelo facto de as pessoas ganharem dinheiro com a sua prática “.
Embora a pobreza torne as pessoas vulneráveis ao tráfico de pessoas, a discriminação e o sexismo também são factores importantes. “Quer se trate de burkas ou de biquínis, a humilhação da mulher como um bem ou como um objecto sexual é uma afronta à dignidade humana. Cria um mercado onde as mulheres e as raparigas são comercializadas como mercadorias”, disse Antonio Maria Costa.
O Director Executivo do UNODC pediu a todas as pessoas para aderirem à campanha “a fim de acabar com a escravatura e alcançar a igualdade das mulheres”.
(Baseado numa notícia divulgada pelo Centro de Notícias da ONU, a 5/03/2009)

A exploração sexual, o trabalho escravo e roubo de órgãos são dos crimes com maior taxa de crescimento em todo o mundo. Os dados são conhecidos numa altura em que Portugal aderiu à campanha internacional promovida pelas Nações Unidas.

 Em Portugal, a campanha será lançada esta 6ªfeira, dia 13 de abril, na Casa do Infante, no Porto, pelas 17h30. A iniciativa cabe à Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade / Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).Torne o seu coração azul



In O Cantinho dos afetos.e...da saúde

Agrupamento de Escolas da Anadia.


Mais uma iniciativa que devemos louvar e que nos deve deixar orgulhosos por Portugal a ela ter aderido. 
Um beijinho
Emília Pinto



5 comentários:

  1. Muito obrigada Emília por nos alertar para esta campanha. Bom mesmo saber que Portugal ajuda este coração a ficar mais azul. Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Teresa...os meios de comunicação não divulgam nada destas coisas em horário nobre. Não sei se ouvi no Portugal em direto se na sic notícias. De qualquer modo já há muito que todos os portugueses deveriam ter conhecimento de iniciativas destas. Um beijinho e obrigada. Fique bem, amiga.
      Emília

      Eliminar
  2. É uma tristeza este problema (escravatura e tráfico de pessoas) ainda exista, mas é bom existirem iniciativas destas que alertam para tal e ajudam a lutar contra estes flagelos de desumanidade que o ser humano tem.

    E, se os meida não divulgam correctamente... DIVULGA A EQUIPA DO REINVENTAR!!! :-)

    Beijinhos e boa semana, com Coração Azul!!! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Sonia!!!! Afinal foi para estas coisas que se criou o blog, Não?
      Obrigada e uma boa semana...com muito azul de preferência! Beijos!
      Emília

      Eliminar
    2. Precisamente!
      [e era "media" lá acima!!! ;-P ]

      Beijinhos

      Eliminar