domingo, 23 de setembro de 2012

Sabia que...?

imagem retirada deste post  
que recomendamendamos vivamente



Que temos uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém- nascidos do mundo, que somos líderes mundiais de rolhas de cortiça, que temos um dos maiores sistemas de multibanco a nível mundial, que inventámos um sistema inovador para pagar as portagens nas auto- estradas, que os nossos vinhos ganham prémios internacionais, que a nossa gastronomia é magnífica, sim, isso todos nós sabíamos…
Mas sabia que inventámos uma técnica revolucionária no tratamento de desdentados totais, área onde somos líderes mundiais? Que os nossos têxteis-lar são uma referência nos EUA e inovaram, criando lençóis com cheiros? Que temos uma empresa que criou um conceito revolucionário na produção de embalagens de plástico, outra que é líder mundial especialista em produtos compósitos para o desporto como canoagem e remo e outra que analisa ADN de plantas e animais e envia os resultados para a Europa via informática? Que Portugal se tornou o primeiro país, em todo o mundo, com capacidade de produzir electricidade a partir da energia das ondas do mar? Que nos destacamos em diferentes áreas da investigação, nomeadamente, na área clínica de tratamento do cancro, de eletrónica e optoelectrónica? Que exportamos componentes automóveis para as melhores marcas do mundo? Que a Renova é vista como uma espécie de Astérix, um pequenino mas irredutível e audaz guerreiro europeu que recusa a hegemonia norte-americana? Que Usain Bolt vestia equipamento português quando venceu as corridas de 100 e 200 metros nos jogos olímpicos de Londres?
No meio do desânimo há, de facto, um Portugal que dá certo e muitas razões para acreditar num destino mais risonho.

6 comentários:

  1. Excelente iniciativa esta de compartilhar fatos,curiosidades e informações acerca da cultura e história do seu país.Seguindo desde já também daqui!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Bergilde por ter acedido ao meu convite e ter-nos visitado aqui. Em nome da minha amiga Teresa que publicou este artigo e no meu também, muito obrigada pela visita. Um beijinho e volte mais vezes.
      Emília

      Eliminar
  2. Bergilde e Emília
    Muito obrigada, Bergilde, por nos acompanhar e pelas palavras incentivadoras.
    Muito obrigada, Emília por todos os amigos que aqui nos traz e por nos ajudar a reinventar um Portugal mais risonho.
    Abraço enorme!

    ResponderEliminar
  3. Teresa, tanta coisa boa e tanta que eu não conhecia! :-)

    Obrigada pela partilha! :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, eu, Sónia, pela tua companhia e presença sempre atenta. Desculpa só agora te responder, mas tem sido uma correria que não me permitiu vir cá antes. Grande beijinho e lindo fim de semana para ti!

      Teresa

      Eliminar
    2. Fofinha, andamos todos em correria, por isso não peças desculpa.

      Beijos grandes e bom fim-de-semana! :-)

      Eliminar