quinta-feira, 19 de julho de 2012

Boas causas levam cicloturistas de Lisboa a Badajoz


Olá a todos!
Devo explicar a minha ausência do blogue.
Sim,eu fui uma das pessoas que teve a ideia deste blogue por achar que os portugueses têm um semblante triste.
Por motivos profissionais saí do país, mas espero que não se importem que eu continue a colaborar.
Beijinhos e abraços

Pedalando de manhã, descansando e passeando à tarde. Foi assim que 19 cicloturistas, com idades dos 7 aos 50 anos, percorreram de bicicleta o percurso entre Lisboa - mais precisamente o Montijo - e Badajoz pelas estradas e caminhos secundários registados em GPS como Ecovia 1. O objetivo foi, além de vivenciar uma nova experiência, angariar fundos para duas instituições de solidariedade social: a Aldeias-SOS e a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI).
A viagem decorreu entre 2 e 9 de Julho e permitiu promover a bicicleta como forma turística e ecológica de viajar apoiando, simultaneamente, causas sociais. Paulo Guerra dos Santos, engenheiro de estradas, que promoveu juntamente com a apresentadora Ana Galvão a iniciativa "De Lisboa a Badajoz em Bicicleta", contou ao Boas Notícias que "todos conseguiram sem problemas de maior fazer os cerca de 50 quilómetros diários ao longo da semana".
"Todos adoraram este roteiro turístico criado para ser percorrido a pedalar" e desenvolvido pelos voluntários do Ecovias de Portugal, revelou Paulo. A viagem foi também acompanhada atentamente pelos leitores do blog criado para o efeito, através do qual os visitantes poderiam fazer os seus donativos - cujo valor global ainda não é conhecido, uma vez que estes são realizados por transferência bancária.

Caminho mais importante que a chegada
Ainda assim, o maior fruto da iniciativa foi permitir aos cicloturistas compreender, ao longo de 340 quilómetros, que o mais importante é o caminho e não a chegada. Durante o percurso foram muitos os episódios marcantes, desde "a prova de vinhos de seleção no Monte da Fonte, em Avis, os mergulhos no Açude do Gameiro, em Mora, ou o salto na ponte suspensa do Ervedal", recordou Paulo.
"As belas e variadas paisagens a cada etapa" e o "espírito de grupo que se foi fortalecendo" dia após dia contribuíram também para fazer desta uma iniciativa a repetir. A prova disso é que já estão a ser trabalhados novos caminhos. "Estamos a registar os percursos Lisboa-Porto e Lisboa-Sagres que contamos ter prontos no início do ano que vem", desvendou Paulo, em jeito de conclusão.

in Boas Notícias

1 comentário:

  1. Ana, por favor, não pares de aqui colaborar!
    Estejas ou não em território nacional, o teu contributo para tornar Portugal mais risonho é sempre necessário, e mais ainda se estás fora dele! :-)

    Quanto à notícia, gabo quem é capaz de andar tanto de bicicleta, quanto mais quando isso implica angariar fundos para associações tão meritórias! :-D
    Obrigada pela partilha e continua a partilhar, por favor!

    Beijinhos e tudo de bom para ti aí por fora,
    Sónia

    ResponderEliminar