quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Os meus Votos!


Esta não é de todo a minha altura do ano favorita, nada por questões religiosas, pois quem me conhece, sabe que abraço transversalmente várias crenças, obtendo o melhor de todos os Mundos, como diz Dalai Lama “ A minha religião é o bem!”, apenas isso!
Não me interpretem mal, adoro as cores, as luzes, o pai natal e as suas renas… J Mas reparo mais na essência dos restantes 364 dias do ano… e ainda me custa ver algumas atitudes!

Como duas a que assisti recentemente, bastante extremas a meu ver:

Estava na caixa do supermercado para pagar o pão, era a última de uma fila de cerca de cinco pessoas, quando estranho os movimentos das pessoas à minha frente, olhavam para cima, em volta e mexiam-se extremamente incomodadas… tentei perceber o motivo da demora, e ouço o rapaz da caixa dizer a uma idosa “ se não levar o Nestum e o pacote de leite, o dinheiro chega…” fiquei petrificada, primeiro com a situação da sra, mas muito mais com a atitude das pessoas que estavam à minha frente, reflectiram incómodo e desdém da situação, baixinho disse ao rapaz para deixar a sra levar o leite e o Nestum que eu pagava com as minhas coisas.

Ou como estar no mesmo supermercado e ouvir uma pessoa pedir ajuda e qd me viro, vejo um deficiente motor com a sua cadeira de rodas presa numa caixa que se encontrava no chão, aproximei-me e perguntei se podia ajudar?! O sr. Explica-me que o filho tinha ido a outro corredor e que se tentou afastar para deixar passar algumas pessoas e ficou preso… e no final diz-me: “Que Deus a Abençoe”, afastando-me eu pensava: Já me Abençoa e tanto! E pensei, será que as pessoas não viram que alguém com maiores dificuldades tentou ser gentil, e ficou aflito???!!!! Mas que raio (desculpem mas há coisas que me tiram mesmo do sério!)

Não sou melhor, nem pior que ninguém, apenas me magoa assistir a atitudes de verdadeira hipocrisia e falsidade, em que se apregoa uma coisa e faz-se outra! E mais “ É Natal”…. Amor… blá blá… teoria e mais teoria e muito pouca prática! Por isso é que valorizo mais os restantes 364 dias, em prol de apenas um só J

Partilho então convosco o que realmente me faz vibrar nesta altura do ano… quando eu me permito: parar, reflectir e analisar o resto do ano que passou… isso sim é para mim Puro Prazer J

Ora bem e do que vocês já me “conhecem” J não vou escrever de limitações e tristezas, mas sim, de possibilidades, reflexão e Pura Inspiração!

Este foi talvez dos anos da minha vida, em que retirei as maiores lições, apenas algumas:
Tenho o privilégio de colaborar convosco neste cantinho risonho, obrigado a todos!

Conheci e tenho o privilégio de privar com pessoas Fantabulásticas (nem sei se esta palavra existe) J que reforça ainda mais a minha crença de que caminhamos juntos para um Mundo melhor!

Agradeço profundamente a todas as pessoas com quem trabalho e trabalhei, permitirem-me “entrar nas vossas vidas e sonhos”, Inspiram-me Grandiosamente J

Permiti-me a um grande sorriso, mesmo que uma lágrima desça na minha cara!

Aprendi o verdadeiro sentido da frase “nenhum homem é uma ilha”, pedir ajuda é reconfortante!

Pedi especificamente e trabalho afincadamente e com muita flexibilidade pelo caminho, com isso encontrei as pessoas certas, as parcerias entre outros… encontrando desta forma todas as respostas, na maioria das vezes, apenas é necessário não atrapalharmos o nosso próprio caminho!

Implementei todas as ferramentas que uso em trabalho com os meus filhos e como resultado, a tarefa de ser mãe solteira tornou-se muito mais leve e em retorno dão-me realmente o prazer de os ver voar e felizes!

… e com estas sementes, sei que vai nascer um novo ano, forte e cheio de realizações!

E muito mais vos poderia dizer!... mas esta partilha tão íntima, tem um propósito J uma questão poderosa!

Já reflectiu o seu ano?

O que vai projectar com as sementes que lançou?

Convido-os a este exercício fundamental e muito energizante! e surpreenda-se com um ano novo mais forte e cheio de realizações!


Partilho convosco um momento... uma fotografia tirada no sítio onde moro, olhando este belo horizonte do Oeste Português, percebo o verdadeiro significado da frase:

"Mesmo nas noites totalmente sem estrelas, podem anunciar a Aurora de uma grande realização"  Martin Luther King







E por último deixo-vos uma Bênção Irlandesa que adoro:

"Que a estrada se erga para ir ao seu encontro, Que o vento esteja sempre nas suas costas, Que o Sol brilhe e aqueça o seu rosto, as chuvas caiam suavemente nos seus campos e, até nos voltarmos a encontrar... que Deus o segure gentilmente na palma da sua mão"


Um Beijo muito grande no coração de todos vós! Boas Festas

Mónica Fernandes



6 comentários:

  1. En estos días tan especiales llegue a ti mi cariño con el deseo:

    Que siempre tengas palabras cálidas en un frío anochecer,
    Una luna llena en una noche oscura,
    Y que el camino siempre se abra a tu puerta.
    Que los problemas te abandonen, los ángeles te protejan, y que la luz te cubra acunándote.

    Para ti y seres queridos Feliz Nochebuena...Feliz Navidad!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto desta altura,por que se reúne a família e se festeja,que é algo que nem sempre é possível durante o ano.Nao sou católica nem gosto do consumismo desenfreado que normalmente existe nesta altura,mas vejo-a sempre com uma época de mudança e reflexao.
    Também eu sou muito grata pelas pessoas e experiências que este ano me tem trazido,em especial os colaboradores e visitantes deste blogue :)
    Apesar de ainda haver muita coisa a mudar (veja-se os exemplos que citaste)também acredito numa mudança do mundo para melhor.

    Desejo-te um Feliz Natal para ti e para a tua família!

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. Mónica, obrigada pela mensagem inspiradora! :-)

    Sei que 2012 foi realmente o semear de muita coisa e 2013 vai dar muitos frutos, a agradeço o teu papel nisso! :-)

    Tudo de bom e que 2013 seja ainda melhor do que esperas! :-)

    Beijos grandes,
    Sónia

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada, Mónica, por nos inspirares, por nos ajudares a refletir, por nos acompanhares neste caminho. Foi muito bom conhecer-te e este blog já valeu por isso. Adorei a benção irlandesa e agradeço-te do coração. Que haja sempre uma estrela a iluminar o teu caminho. Um grande abraço a desejar umas lindas Festas!
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. Quero agradecer a todos, os belíssimos comentários! Estive um pouco afastada, mas já estou de volta!

    Adoro-vos a todos, um grande beijinho:)

    ResponderEliminar