domingo, 21 de abril de 2013

Ecofixe, uma casa portuguesa






Marta Santos, socióloga de 31 anos e Pedro Silva, desenhador desempregado de 39 anos, são um casal que está a construir uma casa especial, a Casa Ecofixe, na Trofa. Pneus, terra e latas são alguns dos materiais utilizados numa habitação que está a ser erguida através da reciclagem e reutilização de materiais para chegar a um máximo de sustentabilidade.

Em termos de materiais, a casa tem paredes feitas de latas, pneus e terra. As estruturas do telhado serão de madeira reaproveitada de empresas de demolições da zona norte. “A recolha de águas pluviais para usos diários e o aproveitamento da luz solar para aquecimento de águas e das habitações” é outra da aposta do casal para o funcionamento da energia e das águas.

A divulgação e o acompanhamento “mediático” da obra não foram esquecidas. Como acha que este tipo de ideias “carece de divulgação”, o casal conta com a ajuda do fotógrafo Vasco Flores Cruz, “para fazer o acompanhamento fotográfico da evolução do projecto”, referiu Marta, que pode conduzir à realização de “um documentário sobre todo este processo”, descortinou.

5 comentários:

  1. Que fixe a Casa Ecofixe! ;-)

    É bom que se veja que se podem construir casas sem ter que gastar recursos novos, reaproveitando o que já se usou! :-)

    Obrigada pela partilha Ana! :-)

    Beijinhos e boa semana,
    Sónia

    ResponderEliminar
  2. E este é apenas um exemplo do que se pode fazer com materiais usados...
    Boa semana a todos e um beijinho grande para ti Sónia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E cá está esta casa tão ilustrativa da Casa que almejamos acolher-nos num Portugal mais Risonho. Obrigada, Ana!

      Eliminar
  3. Excelente ideia! Além de ajudarem o ambiente, om certeza não terão de fazer empréstimo bancário. Uma ideia a seguir por todos. Obrigada pela partilha, Ana e uma excelente semana
    Emíliac

    ResponderEliminar
  4. Que saudades de vir aqui e aos vossos blogues... e vir aqui faz-me bem, embora ainda não tenha readiquirido a capacidade da regularidade que dá tanto prazer e aproxima tanto!!!
    Gosto da ideia desta casa... mas ser+a que sainrealmente assim tão isenta de custos???
    Quem não se admira com o preço dos cadernos feitos de papel reciclado...
    esta é a minha crise de desencanto pelas coisas que desejamos fazer e que nos oedem que morram na praia... mas também é importante que haja quem lute por um mundo menos consumista e mais capaz de reutilizar, fazer menos lixo e usar a imaginação para nos mostrar um POrtugal mais risonho. Reconheço que não podemos desistir! Beijinhos e saudades para todos!!!!

    ResponderEliminar