quinta-feira, 3 de outubro de 2013

É DE LOUVAR!

2013-09-30 - 11:51
A campanha “Se conduzir não dê boleia ao sono” arranca a 3 de Outubro no Porto, com a partida do Wake Up Bus - um autocarro que, após uma passagem por Lisboa, vai percorrer a Europa com destino a Bruxelas.

São 15 os países que aderiram à campanha "Se conduzir não dê boleia ao sono” e que pretende alertar para os perigos da sonolência ao volante. Após uma passagem por Lisboa, um autocarro – Wake Up Bus – vai percorrer a Europa com paragem em 11 cidades com destino a Bruxelas.
O projecto e a sua coordenação é da presidente da Associação Portuguesa de Sono (APS), psiquiatra e especialista em Doenças do Sono, Marta Gonçalves, em cooperação com a Sociedade Europeia do Sono (European Sleep Research Society) e os seus presidentes. Os principais destinatários são os condutores profissionais, mais frequentemente expostos a acidentes provocados por condução com sono.
A partida do Wake Up Bus é assinalada, no Porto, no dia 3 de Outubro pela manhã, com a instalação na Praça dos Leões, de uma tenda com um simulador de capotamento onde os interessados poderão experienciar uma das consequências de adormecer ao volante. O simulador tem também como objectivo ajudar a preparar as pessoas para se "defenderem” de uma situação dessas. Em simultâneo estarão a decorrer rastreios para avaliar o grau de sonolência excessiva e o risco de sofrer de apneia do sono.
No mesmo local será ainda possível encontrar promotores vestidos de ovelhas a distribuir informação a todos os que passarem no local a pé ou de automóvel, enquanto simulam estar com sono e a pedir boleia aos condutores que param nos semáforos junto à Praça, com uma placa a dizer: "Não dê boleia ao sono”.
No mesmo dia a chegada do autocarro a Lisboa é marcada também pela realização de rastreios na Praça do Rossio e pela distribuição de informação por promotores vestidos de ovelhas. Às 15h00 decorre no Ministério da Administração Interna a apresentação dos resultados nacionais do questionário realizado a nível Europeu durante o Verão, que conta com a presença do Secretário de Estado, Filipe Lobo DÁvila.
A realização desta campanha tem o apoio de várias entidades públicas e privadas.

Fonte: GCI

Nunca são de mais as campanhas a favor da segurança no trânsito.

Emília Pinto

9 comentários:

  1. Realmente estas iniciativas nunca são de mais e é de louvar que algo assim ocorra. Pena que se resuma ao Porto e a Lisboa antes de sair do país, pois seria muito útil um autocarro destes correr as estradas nacionais do país e, ao mesmo tempo que alertaria toda a população, em especial os condutores por quem passasse, daria conta do estado das nossas estradas!
    Fica a ideia...
    E fica a nota: não dar boleia ao sono... nem a ovelhas! ;-P

    Beijinhos e obrigada pela partilha Emília! :-)

    ResponderEliminar
  2. " Fica a ideia " que é muito boa e que seria indispensável que se seguisse. Será que quem nos dirige não sabe que há gente no interior e nas pequenas vilas e cidades que também têm sono e trabalham demais, correndo o risco de adormecerem ao volante? Coitados...são tão ignorantes!!! Uma coisa que não percebi...por que foram as ovelhinhas as escolhidas? Será por que vão cedo para o monte e quando voltam já não se seguram com tanto cansaço e sono? Se me souberem explicar o motivo desta escolha informem-me por favor. Obrigada, Sonia e vamos lá ver se alguém se lembra da tua ideia para ser aplicada da próxima vez!. Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As ovelhas foram as escolhidas por causa daquela mania de que, se se contar carneirinhos, se adormece mais facilmente.
      Sou prova provada que não resulta, mas deve ser por gostar de Matemática! ;-P
      Beijinhos,
      Sónia

      Eliminar
  3. Sonia só hoje vi que colocas a possibilidade de irmos a Lisboa em Outubro. Como és mais ocupada que eu, vê lá quando te convém. O meu mail é micostapinto@hotmail.com. Vai pensando que eu e a Hermínia iremos com certeza. Fico à espera. Beijos
    Emília
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Emília, conta com um e-mail em breve. :-)
      Beijos grandes,
      Sónia

      Eliminar
  4. Ola amigas,achei muito interessante.que bom seria se pudesse estender o projeto pelo mundo inteiro.Aqui no Brasil [onde precisaria muito] não ouvi nenhum comentário á respeito.Adorei a visita ao meu blog.Muito obrigado.Meu grande abraço.SU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria muito importante, sim Suzane, mas infelizmente, gastam pouco em campanhas e por isso muitas vidas se vão em acidentes de viação. Mesmo aqui em Portugal faz-se pouco e, como vê, só em Lisboa e Porto, como se Portugal fosse só essas duas grandes cidades.. Obrigada pela visita e fique bem. Um beijinho e até sempre
      Emília

      Eliminar
  5. Muito bom, Emília! Adorei o slogan e achei fantástica a campanha. A ver se, se expande. Muito obrigada por mais esta partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena que se lembrem tão pouco destas coisas, Teresa e já que andamos a falar de economia solidária aqui está um caso em que se nota uma grande falta de solidariedade, pois esta ideia seria para todo o país e não uma simples " amostra " em Lisboa e Porto. Obrigada, Teresa e beijinhos carinhosos
      Emília

      Eliminar