sábado, 9 de novembro de 2013

Afinal somos felizes



  
O Expresso encomendou uma grande sondagem nacional sobre felicidade. Esta foi realizada pela GFK, com 1211 indivíduos com 18 ou mais anos, residentes em Portugal Continental, proporcional por região. Surpreendentemente, apesar da grande crise económica que abala o país, a maioria dos portugueses revela-se feliz: 55% dos inquiridos dizem que, olhando para a sua situação atual, estão felizes, e 12% mesmo muito felizes. Apenas 26% respondem "nem feliz, nem infeliz", o equivalente ao tão típico "vai-se andando" português; 79% consideram-se otimistas ou moderadamente otimistas, contra apenas 18% que veem o copo meio vazio; 69% respondem mesmo que estão tão ou mais felizes do que há três anos, quando começaram a sentir-se os efeitos da crise económica e da austeridade. Apesar do apertar do cinto nacional, das dificuldades das famílias e da ténue luz ao fundo do túnel económico, os portugueses dizem-se, afinal, felizes.
Os especialistas explicam estes números com a capacidade de adaptação dos seres humanos às mais variadas situações. “Há um reajustar das expectativas em baixa” explica Gabriel Leite Mota, especialista em economia da felicidade. E com isso, reencontram-se focos de alegria noutros fatores que não os bens materiais. “A crise é um fator perturbador, mas muitas vezes traz essa descoberta do foco do que é mais importante na vida. Tendemos a desdramatizar as coisas menos relevantes que eram consideradas importantes”, adianta Helena Marujo, especialista em psicologia positiva.



9 comentários:

  1. Quando os problemas aparecem, algo nos faz parar e refletir naquilo que temos de mais precioso e assim sendo, o sorriso volta e dizemos: "apesar de tudo sou feliz " Penso que é a essa força que a maioria se agarra e aqui está um exemplo do tal lado positivo que todas as crises têm Beijinhos, Teresa e obrigada por esta notícia.
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente com a tua ideia, Emília! :-)
      E ainda bem que as pessoas são resilientes!!! :-)
      Beijinhos e boa semana! :-D

      Eliminar
  2. Fico muito feliz de ver este resultado! :-)

    Será que isso já faz subir a percentagem mais um pouco?!? ;-P

    Obrigada pela partilha Teresa, e uma boa semana! :-)

    ResponderEliminar
  3. Graças ao nosso blog há portugueses mais felizes :P

    ResponderEliminar
  4. Emília, Sónia e Ana

    Peço desculpa por só agora vos dar uma palavrinha, mas tenho andado meio longe deste cantinho. É um conforto vir aqui agora e ver tantas coisas boas. Quanto ao nosso positivismo as sondagens valem o que valem e no mesmo dia em que foi divulgada est vi outra que a contrariava completamente. Em todo o caso, acredito que estejamos a valorizar mais aquilo que temos de bom e que, em geral, tenhamos reajustado as nossa expectativas consciencializando-nos que afinal somos felizes! Obrigada, amigas, e... uma semana super feliz!

    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes Teresa, se há coisa que eu já aprendi é que há sempre estudos a contradizer estudos e sondagens a contradizer sondagens...
      Entre esta e a que a contraria, escolho colocar a minha energia nesta: assim dou mais força ao resultado que quero que seja alcançado e ajudo a co-criar mais felicidade e esperança nas pessoas.
      Não é à toa que queremos reinventar um Portugal mais risonho, certo?!?
      Beijocas grandes e continuação de boa semana,
      Sónia

      Eliminar
    2. Estou inteiramente contigo, Sónia. Uma semana de sol no coração!

      Eliminar
    3. Um fim-de-semana cheio de Luz minha linda! :-D

      Eliminar