terça-feira, 25 de março de 2014

FAMALICÃO...













.... é capital da camélia por uma semana
    12-02-2014
    As camélias e a gastronomia lado a lado, numa combinação improvável mas que parece resultar em deliciosas experiências gastronómicas. Esta é a sugestão da masterchef famalicense Lígia Santos, que promete mostrar as várias aplicações desta flor na cozinha com o showcooking “A Rainha é a Camélia”, uma das muitas iniciativas inseridas na primeira edição da Semana da Camélia de Vila Nova de Famalicão, que decorrerá de 24 a 30 de março. 

    São uma das mais conhecidas flores de inverno e pela primeira vez gozam de uma atenção especial no município famalicense, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela Associação Portuguesa das Camélias. Vulgarmente chamada de japoneira, a camélia faz parte da tradição de muitas casas do Minho, dando cor aos jardins e espaços verdes nos meses de inverno, como é exemplo o Parque da Devesa, em Famalicão, onde em cada canto se pode vislumbrar a beleza e a harmonia desta flor. 

    O que muitos desconhecem é a vasta utilidade das camélias, cujas virtudes têm sido aproveitadas para a confeção, por exemplo, de licores, chás e compotas, mas também para a elaboração de outros produtos como é o caso de perfumes e sabonetes. 

    O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, espera que os famalicenses aproveitem e participem nas várias atividades agendadas para esta semana e que conheçam todo o universo à volta desta flor, que “faz também parte do património cultural e natural do concelho”. 

    Durante uma semana Famalicão prepara-se então para ser a capital das camélias, com a organização de workshops, exposições, conferências, oficinas, entre muitas outras atividades incluídas num vasto programa que pode ser consultado na íntegra no site do município famalicense.


    Como sabem, vivo em Famalicão e por isso não podia deixar de partilhar esta notícia com os meus amigos.  Os que moram perto e, se a Primavera colaborar com o tempo, que tal, vir a Famalicão, ao novo parque da Devesa participar desta festa?  Fica o convite!
    Beijinhos
    Emília Pinto

20 comentários:

  1. Camélias são flores maravilhosas. Representam o amor! Era a flor preferida da Princesa Isabel, basta observar os jardins da casa onde morou, lá Petrópolis, que fica fácil de se entender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São flores lindas, sim, Anabela e aqui em Famalicão, terra onde moro desde que voltei do Brasil há muitas. Aqui na rua onde moro há várias árvores ladeando as ruas.. É uma linda flor de Inverno e há-as em variadas cores. Obrigada, Anabela por teres vindo a este blog que ainda épouco conhecido. Um beijinho e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  2. Querida Emília

    Quando oiço falar em camélias lembro-me logo da 'Dama das Camélias' de Alexandre dumas, Filho. Li-o há uma eternidade. :)
    E quando vi este tema vim logo ler e apreciar. Excelente iniciativa da C.M. de Famalicão. A vida é também, e sobretudo, feita destes momentos, perfumados e agradáveis à vista, como são as lindas Camélias.

    Muito obrigada por esta partilha. Admiro este blog pelo propósito de apresentar as coisas boas que se fazem por este País fora.

    Desejo-te uma óptima 4ª feira.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes Olinda, uma das colaboradora deste blog, resolveu criá-lo precisamente para fazer ver a todos os portugueses que há muita coisa boa a acontecer no nosso país, apesar dos meios de comunicação nos levarem a pensar que nada tem valor e que só há desgraça. O único programa onde só se conhece o que de melhor há e se faz no nosso país, é o Portugal em directo, da RT1, às 18h Consigo ver quase sempre, mas poucas pessoas estão em casa a essa hora. Nos horários em que há mais audiência as noticias más se repetem em todos os canais, tanto sobre Portugal quanto sobre o resto do mundo e neste caso, também há coisas maravilhosas por esse mundo afora e que deveriam ser noticiadas.e não são.
      Obrigada, Olinda por cá vires sempre prestigiar este nosso cantinho e fico muito contente por gostares das nossas camélias. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  3. Interessante, mas nunca tinha ouvido falar da capital da camélia nem do evento.
    Beijo, querida amiga Emília.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nasci no concelho de V. N. de Famalicão e agora há 20 anos vivo cá nesta cidade. Há muitas camélias nas ruas de Famalicão, e também em várias localidades deste concelho, mas este evento está a ser realizado pela 1ª vez e,penso que Famalicão será capital das camélias só durante a festa, por isso naõ admira que nunca tenhas ouvido falar desta capital, porque eu também nunca ouvi. Como disse acima, no programa Portugal em directo dá sempre noticias de todas as regiões de Portugal e é nesse programa que tomo conhecimento de actividades, gastronomia e outro tipo de festividades que acontecem por todo o lado. Mesmo esta noticia de Famalicão foi dada nesse programa e com bastante destaque. Obrigada, Nilson pela visita e até breve.
      Emília

      Eliminar
  4. Boa Tarde,
    É necessário criar eventos em beneficio da economia local, é uma pratica em cada conselho, não sou especialista em flores, mas sou apreciador das mesmas, pensei que as camélias se produziam em zonas húmidas, mais propriamente nas serras.
    Excelente divulgação necessária.
    Abraço
    ag

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, amigo pela sua visita. É sempre muito importante que as autarquias realizem eventos destes para ajudar no desenvolvimento local, mais ainda nestes tempos de grande crise . Espero que tenha gostado do que viu aqui e que volte mais vezes. Fique bem e até breve. Um abraço
      Emília

      Eliminar
  5. Olá Emília!
    Pelo que li aqui a camélia este ano tem um destaque enorme em muitas cidades de Portugal. Já vi uma exposição de camélias lindíssimas na Câmara M. do Porto , onde estavam assinaladas as vencedoras do concurso anteriormente realizado. É bom não se perder estes eventos que são uma mais valia para a nossa economia...tão débil.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, Emília, muito obrigada por teres vindo prestigiar este nsso cantinho. Quanto às camélias, de facto elas ultimamente têm sido muito destacadas o que é muito bom, pois de facto existem muitas no nosso país e é uma flor de Inverno muito bonita.. Aqui em Famalicão é a 1ª vez que se realiza este evento e o tempo não ajudou muito; espero que continuem a realizá.lo, pois é, como bem dizes, um incentivo à economia local. Muito obrigada, querida amiga e espero que voltes: Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  6. Sabes Emília, tenho uma japoneira no meu jardim e adoro ver o tapete de pétalas rosa forte que ela deixa cair nesta altura!!! :-)
    Parabéns por morares numa cidade tão bela e florida! :-)
    E obrigada pela partilha!!! ;-)
    Beijos grandes,
    Sónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sonia! Bom ver-te por aqui!!!
      Sabes, na casa onde nasci, numa aldeia aqui perto tenho uma japoneira vermelha muito bonita. Coitada...agora está só...sem alguém que a admire, mas, indiferente lá vai resistindo e com certeza agrada a quem passa por lá todos os dias
      Gosto muito de morar em Famalicão pois está muito bem situada, a meia hora do Porto, meia hora de Braga e além disso está muto bonita, e tem tudo, inclusive duas universidades . Está na hora de vires cá conhece-la, pois é perto; a Coimbra já fui muitas vezes e pt está na hora de retribuires a visita, certo?
      Um beijinho e até sempre!
      Emília

      Eliminar
    2. Também acho que está ficar na hora da Sónia vir-nos visitar :)

      Eliminar
    3. Dai-me tempo minhas queridas! :-) Já faltou bem mais!!! :-D
      Beijos grandes,
      Sónia

      Eliminar
  7. Olá Emília
    Pois foi uma bonita semana, em que, apesar da chuva, as camélias tiveram um papel preponderante, especialmente no fim de semana :) E há mesmo muitas e belas camélias em Famalicão!
    Um abraço da conterrânea :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela! Que bom vê-la por aqui! Famalicão está de parabéns, sim! Foi uma iniciativa muito interessante e espero que para o ano se lembrem de novo destas lindas flores e afestase volte a fazer.
      Quanto à Sonia, , claro que um dia tem de aparecer por cá e se isso acontecer, será uma boa oportunidade para nos conhecermos também. . Seria um encontro muito agradável com toda a certeza. Muito obrigada pela visita, amiga. Adorei! Um bom fim de semana e beijinhos
      Emília

      Eliminar
  8. Emília, esta flor é um encanto.
    Sempre gostei porque morei numa cidade que tinha um jardim belíssimo cheia delas.
    Era otimo tirar fotos porque sempre ficavam bonitas com a paisagem favorecendo.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sissym! São flores lindas mesmo e Famalicão tem muitas a enfeitar as ruas. Obrigada por prestigiar esse nosso cantinho, amiga. Um beijinho e fique bem. Até sempre e boa Páscoa.
      Emília

      Eliminar
  9. E vivam as flores, que nos enchem de alegria!

    Beijinhos

    E Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom vê-la por cá, " Vivam as flores" querida amiga e viva a Primavera que já nos tem proporcionado uns belos e coloridos dias. Que assim continue. beijinhos, amiga e muito obrigada por visitares este nosso cantinho. Uma bela Páscoa!
      Emília

      Eliminar