terça-feira, 29 de abril de 2014

ALFACINHAS SOLIDÁRIOS







Centenas de crianças são as protagonistas desta acção de solidariedade. Ao mesmo tempo, vão aprender novos conceitos de agricultura sustentável. Oitocentos alunos do ensino básico vão plantar 10 mil alfaces para  serem entregues ao Banco Alimentar Contra a Fome, na iniciativa “Alfacinhas Solidários”.
 Os alunos são provenientes de várias escolas de Lisboa e vão plantar as alfaces, esta terça-feira, no Instituto Superior de Agronomia (ISA), na Tapada da Ajuda.
 As crianças, além de serem protagonistas de um gesto de solidariedade, vão meter mãos à terra e aprender novos conceitos de agricultura sustentável, transmitidos pelos alunos do ISA. A acção, apoiada pela Câmara de Lisboa, é promovida por uma empresa que produz e comercializa produtos hortícolas, em parceria com o Verde Movimento, AlumnISA e o ISA.
 Os alunos voltam a trocar a sala de aula pela horta no próximo dia 31 de Maio, para a “Festa da Colheita”, momento em que vão colher as alfaces, numa acção aberta a todos quantos queiram participar. Para esse dia estão ainda previstas outras iniciativas: mercado de produtos tradicionais e bens alimentares, baptismo equestre, ateliês de sustentabilidade, alimentação saudável e bem-estar. A entrada é livre

in- Renascença

Bela iniciativa!

Maria Emília Pinto

18 comentários:

  1. Querida Emília

    Mais um post com um tema maravilhoso. A solidariedade ensinada desde os primeiros tempos, uma forma de cidadania, trabalhando voluntariamente para a comunidade. Por outro lado, uma forma muito importante de mostrar às crianças que os produtos alimentares não nascem nos supermercados mas vêm da terra, e que é preciso trabalhá-la para o nosso sustento.

    Gostei muitíssimo do teu comentário lá no Xaile. Momentos sofridos e vividos num tempo que ainda é o nosso e que a História um dia relatará e interpretará.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Olinda por prestigiar este nosso blog com as suas visitas. Achei muito interessante esta iniciativa, porque os valores devem ser transmitido às crianças desde bem pequeninas, ao contrário do que muitos pais pensam. Se deixamos para quando forem crescidos já não vamos a tempo.É verdade, Olinda, muitas das nossas crianças não fazem a mínima ideia de onde vêm as coisas. Uma vez ouvi uma criança conhecida dizer. " sabe, desde que descobri que frango era galinha, nunca mais gostei de comer frango.Já foi há muitos anos, mas aconteceu. Penso que hoje ainda será maior esse desconhecimento. Um beijinho, Olinda e muito obrigada pelo carinho. Um bom feriado, amiga!
      Emília

      Eliminar
  2. Que maravilha, Emília! Não conhecia e fiquei encantada com esta iniciativa. Muito obrigada por continuar connosco nesta casa a divulgar tantas coisa boas. Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa. Achei muito interessante e por isso escolhi-a aqui para o nosso Reinventar. Um beijinho de grande amizade. Até...
      Emília

      Eliminar
  3. Olá Emília!
    Que bela iniciativa em todos os aspectos: útil, educativa e saudável. Obrigada pelas visitas aos meus humildes espaços, Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem nada que agradecer Maria Emília, pois é sempre um prazer visitar os teus espaços acolhedores e de onde se sai sempre mais enriquecido. Quanto a esta iniciativa achei-a também muito útil em todos os aspectos. Espero que realizem acções destas mais vezes e por todo o país. Um beijinho, amiga!
      Emília

      Eliminar
  4. Aí está uma (rara) boa ideia de quem manda nisto...
    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, muito obrigada, amigo, por prestigiares este nosso cantinho onde se pretenda que ele seja uma " montra" do que de bom se faz em Portugal. Estamos " empanturrados de más notícias e também há as boas, só que essas nunca ou quase nunca são noticiadas. Um beijinho e apareça sempre! Gostei de o " ver ".
      Emília

      Eliminar
  5. Bom dia,
    Vi na televisão a iniciativa de plantar alfaces, é muito bom estas iniciativa, assim, para estas novas gerações que são os futuros contribuintes e governantes do nosso Portugal, tomem a consciência para um Portugal mais verde e mais prospero.
    Dia feliz
    ag

    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E estas iniciativas com as crianças são uma boa forma de lhes dar a atenção que merecem. Elas são o futuro e portanto tudo deve ser feito para que tenham um mundo melhor. Muito obrigada, amigo por teres vindo prestigiar este nosso cantinho com a tua presença. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  6. Uma iniciativa fantástica a vários títulos.
    Deveria ser alargada a outros pontos do país.
    Obrigada pela informação.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser, sim, Irene que sigam este bom exemplo. É uma boa forma de incutir nas crianças a noção de uma verdadeira cidadania. Obrigada, amiga e boa noite. Um beijinho e até breve.
      Emília

      Eliminar
  7. Isso é muito interessante. Isto é, da mesma forma que se planta alface pode ser outro alimento, como batatas! Seria muito bom que outras escolas pudessem tomar a mesma iniciativa, vsito que se trata de um conceito exemplar.

    Emília, adorei este post e vou indicar.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza que pode ser outros alimentos. Pensam que escolheram a alface por se tratar de crianças pequenas e ser de mais fácil plantio. Também espero que estas iniciativas se espalhem pois são muito importantes para a formação dos mais pequenos. Um beijinho, Sissym e muito obrigada pela simpatia.
      Emília

      Eliminar
  8. É pelas crianças que as mudanças começam e é bom ver que há intervenções que os fazem parender o que é a sustentabilidade e a solidariedade! :-)
    E o nome foi super-bem conseguido!!! ;-)
    Grata por mais uma bela partilha Emília! :-)

    ResponderEliminar
  9. Bela iniciativa...

    Isabel Sá
    www.brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, Emília!
    Vi um comentário seu no texto da Marta Medeiros no blog Mulheres 4 Estações e até te respondi lá - achei muito pertinente sua colocação. Então, vim te conhecer.
    É um belo blog, com a divulgação de muita coisa boa e é isso que falta no mundo - divulgar o bem. Muitas vezes nos entristecemos e alimentamos nossa alma com tristeza por divulgarem muito mais o mal que o bem.
    Achei lindo esse Projeto das Alfacinhas Solidárias, não só por doarem a comida, mas pela possibilidade de aprendizado para as crianças, o respeito pela natureza. Hoje em dia, nos grandes centros, a maioria cresce sem comer comida de qualidade e seque sem ter contato com a terra.

    Abraços esmagadores e feliz dia.
    Márcia.

    ResponderEliminar
  11. Olá Emilia , seu blog é um acervo de importantes informações, gostei demais do Projeto, se faz necessário ensinar às crianças a colocar a mão na massa, assim aprenderão a valorizar e respeitar a natureza, além de produzir alimentos . Parabéns pelo blog.
    Grata pela visita ao meu blog querida.
    Bjss!

    ResponderEliminar