sexta-feira, 18 de abril de 2014

Projetos que nos enchem de esperança

Vemos emergir, à nossa volta, legiões de empreendedores sociais, grupos de desempregados a oferecerem-se para fazer voluntariado cívico, pessoas que não desistem nem baixam os braços. Quando observamos esta realidade à nossa volta enchemo-nos de esperança.
Eis alguns projetos (já publicados aqui) que nos fazem confiar num Portugal mais Risonho.

Programa Aconchego


O Programa Aconchego, promovido em parceria com a FAP Social, é dirigido a:
- Seniores, com mais de 60 anos, residentes na cidade do Porto, vivam só ou com o cônjuge, e possuam condições na sua residência para o acolhimento de um estudante;

- Estudantes universitários, com idade entre os 18 e os 35 anos, não residentes no Porto e que queiram comprometer-se com o acompanhamento e melhoria da qualidade de vida do sénior.

Este programa, assente numa perspetiva intergeracional, de combate à solidão e isolamento dos seniores, consiste no alojamento de jovens universitários, em habitações de seniores residentes no Concelho do Porto, a título gratuito ou com uma comparticipação simbólica nas despesas de água e energia. O acompanhamento e avaliação do Programa são da responsabilidade da equipa técnica da Fundação Porto Social e da FAP Social.

O Programa Aconchego decorre de acordo com o calendário letivo, durante a semana de segunda a sexta-feira, sendo o período de fim-de-semana facultativo.
Deste modo, procura-se cumprir o objetivo específico de contribuir para a solução simultânea do problema de solidão dos seniores e de alojamento de jovens universitários.
 
 REFOOD

Tudo começou com um homem, uma visão e uma bicicleta.
Uma visão simples: resgatar as sobras alimentares dos estabelecimentos de restauração dentro do seu alcance – no seu bairro – e, com estas, evitar a fome de quem mais precisa.
Iniciado em 9 de Março de 2011, o Projecto Refood é um esforço eco humanitário, 100% voluntário, efectuado para e pelos cidadãos, ao nível micro-local, para acabar com o desperdício dos alimentos preparados e a fome nos bairros urbanos, enquanto reforça os laços comunitários locais. De uma forma ambiciosa, procuramos espalhar este conceito e valores por todos os bairros urbanos do planeta.

Desperdício zero


Há movimentos que começam com a revolta, com a revolução. Grita-se, move-se, luta-se pela mudança. Há movimentos que começam zangados, perturbados com a sua situação, e querem a todo o custo mudá-la. Alguns unem-se em multidões. Outros ficam-se por um grupo na internet. Uns chegam onde querem. Outros nem por isso. Conseguir ter sucesso por uma causa é algo que requer muito trabalho, unir muita gente e incomodar ainda mais. É preciso fazer muitas perguntas, não obter resposta e perguntar outra vez, e outra, e outra. Porém, há movimentos que têm sucesso e não é por precisarem de menos trabalho, ou terem muitos seguidores, ou gritarem mais alto. Segundo António, só é preciso fazer e fazer mais. Mas com outros cidadãos formou a DariAcordar – associação para a recuperação do desperdício e, em conjunto, criaram o movimento Zero Desperdício. E afinal foi simples: bastou ter Vontade, Trabalho, Coordenação e Paixão.

Terra dos sonhos
UM SORRISO VALE TUDO! 
A principal actividade da Terra dos Sonhos consiste na realização dos sonhos de crianças e jovens diagnosticados com doenças crónicas e/ou em estado avançado de doença, crianças e jovens carenciadas e idosos, como forma de transmitir uma mensagem de esperança na possibilidade de realização dos seus objectivos mais inspiradores, independentemente de circunstâncias, condicionamentos e limitações. A superação da impossibilidade através da criação da possibilidade é o resultado final pretendido

SAPANA.org

A Nossa Missão
Acreditamos no potencial do Ser Humano. Através do desenvolvimento das suas paixões e competências, potenciamos a sustentabilidade do Ser como agente de mudança individual e na comunidade ao seu redor.

A Nossa Visão

Na SAPANA.org queremos ser uma organização ícone em Portugal a nível de consciencialização e dinamização social referente a realidades sociais emergentes bem como desenvolver um trabalho de referência na área da igualdade e sustentabilidade humana tanto a nível nacional como internacional.

Os valores que nos movem

Não deixem de ver outros projetos AQUI

14 comentários:

  1. Admiro essas pessoas que se entregam de alma e coração a esses projectos, visando o bem dos outros.

    Obrigada pela divulgação.

    :)

    Olinda

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga Emília!
    Os portugueses não andam nem têm muitas razões para sorrir...mas lá que há pessoas especiais, capazes de mover montanhas e sempre prontas a ajudar o seu semelhante...é uma realidade! Eu admiro e aplaudo!
    Um grande abraço .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez não foi a Emília que postou, mas eu agradeço por ela. É bom mesmo ver estas pessoas capazes de mover montanhas. Muito obrigada pelas suas palavras e presença nesta casa.

      Teresa

      Eliminar
  3. Vamos fazer por isso...
    A vitória será nossa!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vitória será de todos nós, sim. Muito obrigada por estar connosco.

      Eliminar
  4. Belos projectos, Teresa. Obrigada pela divulgação, amiga! Espero que tenhas tido uma boa recuperação neste tempo de Páscoa e que estejas forte para mais uma época de trabalho. E, se passares no Começar de Novo, verás lá a tua " ACEITAÇÃO " Como sabes preciso de a interiorizar, já que pouco ou nada posso mudar. Um beijinho, querida amiga!
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Emília
      Deu para recarregar baterias, sim. E os passeios foram bons? Quanto à Aceitação já lá tinha dado uma espreitadela e ficado grata pelo facto de este ser mais um texto divulgado no Começar de Novo. Muito obrigada, Emília. Um grande beijinho

      Eliminar
  5. Teresa, fico tão feliz por ver que há tanta gente a fazer coisas fenomenais! :-)
    E mais ainda por te ver por aqui a partilhar! :-D
    Agora explica lá de que é que estás a recuperar, por favor, porque fiquei preocupada...
    E adorei ler a tua "Aceitação"! :-) Muito bonito!
    Beijinhos e continua a Empreender, Colaborar e Transformar! :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa a intromissão, Sonia, mas quando falei à Teresa de recuperação estava a referir-me ao cansaço do ano lectivo e pt desejava que, nas férias, tivesse conseguido recuperar forças para o continuar. Assustei-te,mas era só isso. Ou melhor, não tenho conhecimento que a nossa amiga tenha estado doente. Beijos e não te esqueças de procurar no Começar de Novo trabalhos da nossa amiga. Acho que tenho pelo menos 3.. Até...
      Emília

      Eliminar
    2. Olá Sónia

      Já há um tempinho que não falávamos e apesar de te acompanhar nos teus "Pensamentos" já tinha saudades do teu alô. Pois, como te disse a Emília está tudo ok, a "recuperação" foi só para recarregar baterias. Quanto ao Empreender cá vou vendo o que posso fazer com os meus alunos no meio das limitações de um ano em que eles vão ter exame nacional na disciplina que leciono. Mas sempre deu para arrancar e espero que dê para transformar alguma coisa... Beijinho grande e obrigada por continuares presente neste caminho.

      Eliminar
    3. Obrigada pelos esclarecimentos Emília e Teresa! :-)
      Teresa, qualquer semente que semeies com e nos teus alunos é uma mais-valia para a sociedade de amanhã, por isso descansa bem, ó Guerreira da Luz, de modo a retomares o teu trabalho em breve! ;-)
      Quando as mudanças estiverem encarreiradas, darei o meu "alô" mais vezes! ;-)
      Beijocas e bom fim-de-semana às duas,
      Sónia

      Eliminar
  6. Fico muito feliz por ver que cada dia surgem mais projectos com o objectivo de melhorar o mundo.
    Nós também fazemos a nossa parte :)
    A crise leva à mudança e efectivamente vejo alguma,ainda que nao a suficiente,estamos no caminho certo.
    Um beijinho a todas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos no caminho certo e avançamos com passos seguros! ;-)
      Beijinhos Ana e bom fim-de-semana! :-)

      Eliminar