quinta-feira, 15 de maio de 2014

SERVIÇOS PARA A COMUNIDADE





 "O COMPLEXO DE SERVIÇOS PARA A COMUNIDADE do CRID (Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes, Cascais - Alcabideche) é um projeto cuja missão é promover formas alternativas a integração social, profissional e económica da pessoa com deficiência através do estímulo e apoio à criação de micro negócios. Esta resposta criada pelo CRID consiste num espaço onde funcionam 7 empresas sociais: papelaria, lavandaria, reparação de calçado, reparação de eletrodomésticos, artes decorativas, cafetaria e loja de ajudas técnicas "Sem Obstáculos". Nesta iniciativa, pessoas com deficiência trabalham por conta própria e autonomia, pagando uma renda simbólica ao CRID. Em poucos meses, estes negócios tornaram-se sustentáveis e permitiram emprego e uma vida preenchida a mais de quinze pessoas com necessidades especiais no Concelho de Cascais."

 Mais informações sobre o Complexo de Serviços para a Comunidade em: www.crid.pt


Informação obtida no programa Portugal em Directo da RTP


E assim,  pessoas sem esperança num futuro digno têm a oportunidade de uma nova vida onde sentem que são uma mais valia para à sociedade e não um " estorvo " como muitas vezes são consideradas. Pena que este exemplo não seja seguido por todas as autarquias portuguesas

Emília Pinto.

22 comentários:

  1. Olá Emília!

    É com uma baita cara-de-pau e na torcida se ser compreendido, que passo por aqui hoje para lhe convidar a conhecer o meu novo livro: Tempos Verbais! Assim como os demais, ele também está disponível gratuitamente em formato eletrônico:

    Desce Mais Uma! - Lançamento Tempos Verbais

    Muito obrigado,

    Rafael

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rafael. Fico contente que tenha vindo conhecer este cantinho e esper que volte mais vezes. Irei com certeza visitar o seu. Beijinho e tudo de bom.
      Emília

      Eliminar
  2. Que excelente notícia nos dás, querida Emília. Realmente, essa iniciativa deveria multiplicar-se por todos os municípios de modo a trazer às pessoas com deficiência esperança em condições de vida plenas de esperança.

    Regozijo-me que, pelo menos no concelho de Cascais, seja já um facto.

    Desejo-te um excelente domingo.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda há muito a fazer pelas pessoas com deficiência, mas isso não impede que nos regozigemos com cada passo que se dê em prol dessas pessoa e de todas as outras com diferentes tipos de necessidades. Muito obrigada, Olinda pelo carinho e espero que tenhas sempre muita alegria no teu dia a dia.
      Emília

      Eliminar
  3. Emília, vim aqui para outro papinho.... sobre seu comentario:

    Quanto a uma familia capricorniana, puxa, fiquei curiosa, pelo seguinte: sempre me dei muito bem com amigas deste signo, mas tenho uma pessoa na familia que é muito autoritária, é difícil manter um diálogo por mais de 1 hora, contudo, apesar de mandona, ela é envolvente e mascara suas falhas.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é...somos os 4 de personalidade forte, embora agindo de maneira diferente; não quer dizer que sejamos autoritários, mas somos o que se diz " teimosos " enquanto que o meu filho fazem o que têm em mente, mas sem discussão, parecendo até que concordam com o que lhes dizemos eu a minha filha somos mais de discutir até provarmos de que estamos certas ou até conseguirmos explicar o motivo dos nossos actos. O engraçado é que ela é igualzinha à mãe e ele igualzinho ao pai. Mas há uma coisa em comum nos quatro: somos muito solidários, muito amigos de ajudar e muito, muito sinceros. Aqui também há uma diferençazinha...enquanto eu e a minha filha dizemos abertamente que discordamos disto ou daquilo, o meu marido e filho preferem não interferir e ficam quietos. Uma coisa que eu não consigo é mascarar seja o que for; sou um livro tão aberto que se estiver mal disposta prefiro ficar em casa, pois toda a gente nota E se alguém me cumprimenta e diz " então, está tudo bem? " eu sou incapaz de dizer, sim está, se não estiver.. Mas...não é difícil a convivência, basta ver o facto de estar casada há 38 anos. É uma questão de adaptação, como em qualquer signo. E já agora, eu nasci a 26 de Dezembro, o meu marido a 23 e os meus filhos a 28, fazendo diferença de 5 anos. Como vê...signos são signos e não dou grande importância. Há no entanto uma coisa que me prejudica; sou tão sincera, tão sincera que caio fácilmente em qualquer trapalhada, pois esqueço-me de que nem toda a gente é assim e olhe...tenho levado cada " bofetada!!!! Beijinhos e fique bem!
      Emília

      Eliminar
    2. Emília,

      Vc fala de um grupo de capricornianos um pouco diferente do que conheço.
      Penso que existam as características que associam pessoas de um mesmo signo, mas é só sugestivo, porque cada um é um universo.

      Bjs e obrigada!

      Eliminar
  4. Sou de muito perto... E sem dúvida que quaisquer incentivos são tantas vezes o empurrão que falta para algo maior...

    beijinho amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Daniel, às vezes basta um " empurrãozinho " para que as coisas aconteçam e iniciativas como estas podem ser um incentivo para que outras apareçam nas diversas autarquias. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Fica bem, amigo!
      Emília

      Eliminar
  5. Bem-haja quem faz acontecer os sonhos.

    beijinhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de toda a desgraça que vemos por esse mundo afora e aqui no nosso país, há muita coisa boa e pessoas fantásticas que nos fazem acreditar no ser humano. Obrigada, Fá, pelo carinho. Um beijo de grande amizade.
      Emília

      Eliminar
  6. Boa tarde,
    instituições de solidariedade são sempre bem vindas para o povo menos para os nossos aprendizes de feiticeiros que dizem que estão a governar Portugal, instituições para estes é um incomodo, não é problema dar benefícios ficais superiores a mil milhões de euros aos que não necessitam, é um grande problema subsidiar as instituições.
    Tenha um dia feliz
    ag

    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, António, este governo poderia pelo menos deixar trabalhar aqueles que o querem fazer em benefício dos mais desfavorecidos, mas, não, corta-lhes de tal maneira as asas que é muito difícil trabalhar. O que nos vale é que há gente " teimosa " que, mesmo com dificuldades continuam
      a apoiar os que mais precisam. Os nossos governantes estão a acabar com tudo o que de melhor havia no nosso país, mas temos de ter esperanças de que, antes disso acontecer, caiam eles. Muito obrigada pela visita, amigo! Um bom fim de semana e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  7. Olá Emília!
    Fiquei muito feliz hoje quando aqui passei. É tão bom ver que ainda há quem se preocupe com os outros e tente tornar as suas vidas menos duras...
    Que bom seria se o exemplo se multiplicasse por todas as autarquias do país...quantas mais pessoas poderiam sorrir! E dizem que sorrir ou rir faz bem`saúde, apesar dos nossos (des)governantes tudo fazerem para nos tornar a vida num permanente sobressalto... temos que treinar a risoterapia, pois é necessária como pão para a boca.
    Beijinhos e um resto de semana feliz, apesar da chuva anunciada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Emília, rir é a melhor terapia, mas, como bem dizes, fazem de tudo para nos verem taciturnos e sem vontade de seguir de cabeça erguida. O que vale são estas boas notícias para nos fazer acreditar que o ser humano tem muito de fantástico. Um beijinho, querida amiga e muito obrigada por prestigiares este nosso cantinho
      Emília

      Eliminar
  8. É bom ver que cada vez mais as pessoas percebem que todos temos capacidades e valor! :-)
    Obrigada pela partilha Emília! :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ver-te por aqui, Sonia! Já estava com saudades! Espero que esteja tudo bem e um beijinho. Obrigada e até sempre.
      Emília

      Eliminar
    2. Olá Emília! :-)
      Está tudo óptimo, muito obrigada! :-)
      Ando em mudanças, daí a ausência (GRATA por teres dado por ela! :-D). A ver se tudo acalma em breve e volto com mais calma! ;-)
      Beijos grandes e até breve,
      Sónia

      Eliminar
  9. Olá amiga! Boa noite!
    Vim apreciar suas lindas postagens que são lições importantes e desejar-lhe um final de semana repleto de paz, amor e felicidade.
    Abraços da amiga Lourdes Duarte

    ResponderEliminar
  10. Emilia!
    Saudades.
    Como vai voce?
    Desejo muita paz.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Olá amiga!
    Mais uma maravilhosa postagem,uma bela e louvável iniciativa.

    Que seu fim de semana seja de paz e muita saúde e que Jesus continue iluminando os seus caminhos. Abraços, da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderEliminar
  12. Hoje, aqui no Brasil comemoramos o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e o dia das crianças.
    Vim para lhe deixar um abraço, com esse pensamento.
    Nunca deixe a criança que existe dentro de você desaparecer, porque um pouco de inocência é bom .Se quer permanecer jovem, só tem um jeito, conserve viva a criança que existe dentro de você, um coração cheio de amor, se interesse pelas coisas que acontecem, perdoe, se alegre com as mínimas coisas, esqueça as ofensas, as tristezas e as quedas, sorria mais, tenha sempre um coração disposto a amar, abraçar o mundo inteiro, um coração que não se apequena e não se esfria.
    Enquanto conservar calor no coração, a alegria de viver, não envelhecerá.
    Que Nossa Senhora Aparecida lhe cubra de bênçãos e que essa criança que existe dentro de você permaneça viva e feliz. Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderEliminar