terça-feira, 1 de maio de 2012

O Príncipe Mário Silva


 
Na sequência do post da Emília, "Chave de Afectos", venho referir o programa transmitido ontem na RTP 1 “PRÍNCIPES DO NADA” que nos deu a conhecer um verdadeiro Príncipe: Mário Silva um enfermeiro que integra a equipa Médicos do Mundo (outro orgulho para Portugal), bombeiro voluntário em Valadares e também voluntário, na delegação de Gaia da Cruz Vermelha. O exemplo de Mário Silva sensibiliza-nos na sua imensa humanidade e capacidade de ajuda aos mais frágeis. Dá-nos força, também, para acreditar numa mudança em que cada um tenha consciência do seu papel activo no acolhimento do envelhecimento em Portugal. E esse papel passa, como nos diz Mário Silva, “simplesmente por começar a bater à porta daqueles velhinhos que estão sozinhos (…) e perguntar se eles estão bem, se precisam de alguma coisa. Não custa dinheiro, não custa absolutamente nada e não há crise que consiga destruir este sentimento de preocupação com os outros!”.
Celebremos este Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Entre Gerações com a nossa participação e envolvimento em projectos que promovam uma cultura de cooperação e reforcem os laços que nos unem: Entre novos e velhos. Reinventaremos, sem dúvida, um Portugal bem mais risonho.

3 comentários:

  1. Não vi o programa, mas vi a apresentação do tema que iria ser tratado. LINDO este MÁRIO SILVA e um exemplo a seguir por todos nós. Não custa mesmo nada olhar pelos idosos que moram ao nosso lado e nem a crise serve de justificativa, pois os afectos são gratuitos. Um beijinho, Teresa e parabéns pela bela contribuição ao nosso blog. Fique bem, amiga!
    Emília

    ResponderEliminar
  2. E se todos fizessemos isto com os nossos vizinhos, a diferença que já se faria!
    Porque, às vezes, só faz mesmo falta um pouco de companhia!

    Bem conseguido Teresa!

    ResponderEliminar
  3. É LINDO mesmo este Mário Silva. Uma inspiração para fazermos a diferença também. Grande beijinho às duas e um feliz domingo!

    ResponderEliminar