sexta-feira, 8 de junho de 2012

Portugal faz bem e no estrangeiro já sabem disso

      imagem retirada da internet


Primeiro, fala-se em pouco mais do que o vinho... do Porto. Mas hoje, os produtos portugueses, desde os sapatos da moda à roupa e aos têxteis inovadores, passando pelo papel higiénico, azeite ou até mesmo pela tecnologia, ganham cada vez mais destaque na imprensa internacional.

Ainda há pouco mais de uma semana, o prestigiado Financial Times elogiava o papel higiénico preto da Renova, o favorito do produtor de televisão Simon Cowell, e os sapatos da Helsar, uma empresa de Santa Maria da Feira, que foram usados pela mãe e a irmã de Kate Middleton no casamento com o príncipe William.
E quem não sentiu uma ponta de orgulho quando Oprah Winfrey, em direto no seu programa de televisão, fez os mais rasgados elogios aos sabonetes da Ach Brito, abrindo assim portas para um novo mercado da centenária empresa de Vila do Conde?
Também recentemente a imprensa canadiana deu destaque aos Vinhos Ameal. Aliás, os vinhos portugueses são cada vez mais referências nas páginas da imprensa internacional, desde chinesa à inglesa. E os exemplos de sucesso são imensos. Em 2008 as Confecções Petratex, de Paços de Ferreira, encheram páginas de jornais, tudo porque a empresa portuguesa fabricou os fatos de banho com que Michael Phelps pulverizou recordes nos Jogos Olímpicos de Pequim. Os caiaques fabricados pela empresa Nelo já quase não precisam de apresentações.
Só a cortiça teve 8682 artigos na imprensa estrangeira, durante o ano de 2011. A região vinhateira do Douro fez reportagem no South China Morning Post. E há imensas notícias sobre o azeite português na imprensa da China, um mercado que começa a ganhar força para as exportações nacionais. A moda e o mobiliário de design arrojado são também sectores com notoriedade internacional, seja em jornais generalistas ou revistas de moda como a Vogue, ao ponto de Michelle Obama ter dado os parabéns ao estilista Luís Onofre pelas suas criações. Mas também se fala de inovação: desde a Ndrive, líder mundial em software de GPS;_à TIMWE, que vende para todo o mundo aplicações para telemóveis; até aos jogos da Digital Minds.

in dinheiro vivo 02/06/2012

Obs: Este artigo foi-nos enviado pela Cátia Costa


7 comentários:

  1. Olá, tudo bem

    Quanto tempo...
    Manda-me um e-mail pois preciso falar contigo urgente.
    nilcegibson@yahoo.com.br

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Nilce. Com certeza que te mandarei uma mensagem, para que me digas o que desejas. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  2. Bom saber desse Portugal um tanto quanto oculto.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom!

    A divulgação é maior "lá fora" do que "cá dentro", por isso esta partilha é muito boa! :-)

    Beijinhos e continuação de boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Como diz a Sonia, "a divulgação é maior lá fora" e, como eu sempre digo, se fosse desgraça a divulgação seria ENORME cá dentro e lá fora também. O que vale é este nosso cantinho que está a desempenhar bem o seu papel; até já chegou ao Brasil...que o digam a Inaie,a Anabela, a Nilce e a orvalho do Céu. Tentaremos assim que o nosso Portugal risonho não continue " um tanto ou quanto oculto", como diz a Anabela, não é Teresa? Um beijinho e obrigada pela partilha
    Emília

    ResponderEliminar
  5. E que bom isso é! Somos um país pequeno, mas com imensa qualidade em diversas e distintas áreas.
    Bom saber que lá fora já sabem disso. Bom, bom era que muitos de nós (portugueses) também o soubéssemos e o valorizássemos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Anabela, Sónia, Emília e Joana
    É muito bom mesmo saber deste Portugal que nos faz tão bem. Um grande e amigo abraço a desejar-vos uma feliz semana.

    Teresa

    ResponderEliminar