sábado, 7 de julho de 2012

Biossensores em papel, têxteis biofuncionais e um robot vigilante



  Quando for à farmácia, olhe em volta porque já não se vendem só medicamentos e produtos de beleza e afins, mas também análises: Em minutos pode saber o açúcar ou a gordura no sangue, se a dor de garganta vem de uma infeção ou se é alérgico a determinados alimentos. Os kits de diagnóstico, como os populares testes de gravidez, estão à venda em farmácias e tornaram portáteis e acessíveis a toda a gente, de forma rápida e segura, processos que até há bem pouco tempo, eram caros, demorados e apenas dominados pelos laboratórios. A equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, liderada por Elvira Fortunato e Rodrigo Martins, já com inúmeras descobertas na área pioneira da eletrónica baseada em papel, explorou e utilizou este material surgindo os biossensores em papel. São 40 vezes mais baratos do que os kits de diagnóstico tradicionais, permitindo o seu acesso a toda a gente, nomeadamente nos países em desenvolvimento, permitem, também, fazer todos os testes numa mesma folha de papel, delimitando uma zona de teste para cada doença ou para cada fluido corporal a analisar, não têm os problemas de reciclagem e de descontaminação que existem com o uso dos kits tradicionais e foram criados por esta extraordinária equipa da Universidade de Lisboa.
Serão os Têxteis do Futuro tecidos com moléculas transportadoras capazes de absorver substâncias a partir da pele e libertar compostos terapêuticos ou cosméticos para a pele? É nisso que acredita a Success Gadget pioneira num novo paradigma da indústria têxtil. Esta empresa tem como missão “conceber e produzir soluções na área dos têxteis técnicos e biofuncionais que promovam oconforto, bem-estar e/ou minimizar ou resolver necessidades das pessoas deforma a contribuir para uma sociedade mais saudável.” A roupa anti – dengue e o tecido anti bacterianos, próprio para impedir a transmissão de bacilos por contacto, são dois dos produtos desenvolvidos por esta empresa que nos mostra que é possível um equilíbrio entre rentabilidade, desenvolvimento e responsabilidade social.

7 comentários:

  1. Ena, tanta coisa boa ao mesmo tempo! :-)

    Tens um olho para estas coisas Teresa! :-D

    Beijinhos e boa semana,
    Sónia

    ResponderEliminar
  2. " tanta coisa boa..." diz a Sonia e eu assino em baixo. Afinal, como sempre dissemos, Portugal dá-nos motivos para sentirmos orgulho do nosso país, é só começar a olhar para o lado bom que ele tem. Beijinhos, Teresa e beijinhos para titambém, Sonia ( não vá ficares com ciúme....)
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ficava, mas agradeço à mesma!!! ;-D

      Beijinhos e bom fim-de-semana Emília! :-)

      Eliminar
  3. Tanta coisa boa, a começar por este excelente blogue quye desconhecia... acho que vou ter muito que ler.

    Muitos parabens, beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, muito obrigada em nome da equipa toda! :-)

      E bom fim-de-semana!

      Eliminar
  4. Emília, Sónia e António

    É mesmo "tanta coisa boa" e partilhá-la convosco ainda lhe dá mais sabor. Muito obrigada por estarem aqui. Um abraço
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Teresa!
      Participar neste projecto dá-me esperança! :-D

      Eliminar