sexta-feira, 13 de julho de 2012

ColorAdd® - O código de cores para daltónicos


ColorAdd®, o código de cores para daltónicos
(Imagem retirada da Internet)

O designer português Miguel Neiva, no âmbito da sua dissertação de mestrado, realizada na Universidade do Minho, desenvolveu um código gráfico monocromático para comunicar a cor aos daltónicos.
A linguagem gráfica, designada Coloradd, assenta nos conceitos de desdobramento das cores. O código é fácil de apreender, tem custos de aplicação reduzidos, e pode ser adaptado a vários cenários: desde etiquetas de roupa a transportes públicos. A partir do jogo dos três símbolos é possível identificar cores, tons, brilhos e misturas.
Do ponto de vista funcional, os indivíduos com esta deficiência podem encontrar-se privados de realizar algumas tarefas, ou viverem situações de risco, quando estas dependerem fortemente da leitura das cores, como por exemplo, a compreensão de semáforos. Os símbolos podem ter muitas outras aplicações.


O conceito já foi adotado por algumas marcas, empresas e instituições e tem o grande mérito de incluir, sem que haja a necessidade de discriminar para o conseguir, no sentido em que, permite dotar o daltónico de “uma ferramenta que lhe permite uma integração social sem constrangimentos e vergonhas”, tal como afirma Miguel Neiva na apresentação que aqui partilho.


6 comentários:

  1. Já conhecia e achei uma ideia fenomenal!

    Obrigada pela partilha Joana! :-)

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      É mesmo um grandiosa ideia e vai ter (já tem!) um impacto imenso na vida destas pessoas.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Peço desculpa pela troca de nome.

      Beijinho, Sónia!

      Eliminar
    3. Não há problema nenhum Joana! ;-)

      Até eu já comecei a implementá-lo (apesar de ainda precisar de cábula): quando me dá para fazer uns rabiscos sem ter lápis de cor por perto, coloco este código para colorir mais tarde! :-)
      E já planeei ensiná-lo aos miúdos num futuro próximo! ;-)

      Uma coisa boa pode ser usada para muitas mais do que a inicialmente pensada! ;-D

      Beijinhos,
      Sónia

      Eliminar
  2. Eu não conhecia, mas também achei uma ideia fenomenal. "Cada vez mais a cor é um fenómeno de comunicação universal e se calhar obriga a uma reflexão". Obriga mesmo, sobretudo desta realidade tão esquecida que é o daltonismo. Fantástico, Joana, obrigada. Um grande beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo grandiosa esta ideia, Teresa e o impacto que tem é imenso!

      Beijinhos para ti

      Eliminar