quarta-feira, 24 de outubro de 2012

UM EXEMPLO A SEGUIR....

O Município de Vila de Rei começou já a distribuição dos aparelhos de Teleassistência aos munícipes que residam sozinhos, com mais de 65 ano de idade ou em situação de vulnerabilidade e dependência.
Integrado no projecto "Um Amanhã + Humano", este sistema permite, com um simples apertar de um botão de controle remoto, estabelecer contacto com uma Central de Assistência, disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano.

Este serviço é ideal para ajuda imediata em todo o tipo de emergências como acidentes domésticos ou agravamento súbito do estado de saúde.

Até ao final de 2012 a iniciativa será alvo de um projecto-piloto, sendo utilizada por 15 pessoas do Concelho de Vila de Rei, seleccionadas através de uma análise à população-alvo, efectuado, em parceria, pela equipa do Projecto "Um Amanhã + Humano", pelas IPSSs locais e pelos Presidentes das Juntas de Freguesia


Onde fica Vila de Rei?


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Vila de Rei
Brasão de Vila de ReiBandeira de Vila de Rei
BrasãoBandeira

Vila de Rei é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Branco, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Sul, com cerca de 2 600 habitantes.
É sede de um município com 191,26 km² de área e 3 452 habitantes (2011),[1] subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Sertã, a leste por Mação, a sul pelo Sardoal e por Abrantes e a oeste por Ferreira do Zêzere.
A cerca de de 2 km encontra-se o Centro Geodésico de Portugal, na Serra da Melriça. No alto desta serra, encontra-se construído um marco com cerca de 20 metros de altura, denominado de "Picoto", marcando assim o Centro a nível de coordenadas geodésicas.
Vila de Rei recebeu foral de Dom Dinis em 1285.
A actual presidente da Cämara Municipal é Maria Irene Barata


Ouvi esta notícia no programa Portugal em direto que é transmitido pela RT1 todos os dias às 18h.. Tenho que fazer um brinde a esta autarca  pela iniciativa. Disse ela que em Vila de Rei nenhum idoso estava isolado, embora muitos morassem sozinhos e em lugares bastante afastados.. Vê-se que esta autarquia exerce as suas funções não só" usando a cabeça ", mas principalmente  " o coração ". É um exemplo a seguir por todos os autarcas que, mesmo com melhores condições financeiras,não são capazes de cuidar dos seus idosos.

Um abraço.
Emília Pinto
-

4 comentários:

  1. Emília, eu bem digo: se as mulheres mandassem nisto, a coisa estava bem melhor!!!

    Obrigada pela partilha e um grande viva a esta mulher que se preocupa com as pessoas por quem foi eleita responsável! :-)

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costumo dizer o mesmo, Sonia!!!! As mulheres à frente das organizações tudo funcionaria às mil maravilhas. É só olhar para o que as mulheres são capazes de fazer em casa...e tudo funciona lindamente. Um beijinho, Sonia e obrigada pela visita. Fica bem, amiga!
      Emília

      Eliminar
  2. Um exemplo, de facto, Emília. Que seja uma referência para todos nós. E adorei a contextualização que fez desta notícia no âmbito da descrição de Vila de Rei. Assim, além de nos informarmos, relativamente a excelentes iniciativas, vamos conhecendo melhor este nosso Portugal. Muito bom! Um grande beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa! Como eu não sabia muito bem onde ficava esta Vila e imaginei que isso aconteceria com muita gente, resolvi investigar e partilhar a informação. Fique bem, amiga e tenha um bom Domingo. Beijinhos
      Emília

      Eliminar