quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

DIA MUNDIAL DO VOLUNTARIADO




Quase 20% da população portuguesa faz voluntariado

Hoje

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Voluntariado. Em Portugal são cerca de um milhão e 800 mil as pessoas que participam nestes programas, sendo que 700 mil estão integradas em instituições.
Quer sejam ações regulares ou ocasionais, o número de voluntários em Portugal ronda os 800 mil, avançou Elisa Borges, coordenadora do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, citada pelo Jornal de Notícias.
Os que trabalham em instituições e desenvolvem, por isso, um trabalho persistente e regular são 700 mil e o número tem vindo a aumentar. Neste momento, "a quase totalidade dos concelhos em Portugal tem ações de voluntariado a decorrer, ora em fase de lançamento, ora em fase de desenvolvimento, ora já com programas implementados e em curso", afirmou Elisa Borges ao JN.
Com a crise a crescer exponencialmente, "cada vez aparecem mais pessoas desempregadas para ser voluntárias", declarou Eugénio Fonseca, da Cáritas.
Não podia deixar passar esta data sem fazer referência a ela, principalmente pelo facto de serem cada vez mais os portugueses a aderirem  a esta causa. Isso nos deixa a todos muito felizes, pois ainda há poucos anos quase não se ouvia falar de Voluntariado aqui em Portugal.
Emília Pinto

5 comentários:

  1. São pessoas que merecem todo o respeito. Prestam um grande
    serviço à Sociedade.
    Merecem este post e muito mais.
    Beijinhos
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Irene. Também concordo! Merecem todo o nosso respeito, pois ocupam o seu tempo livre ajudando os outros e isso é fantástico. Um beijinho e muito obrigada pelo seu contributo. É sempre bom saber a opinião dos outros sobre tudo aquilo que publicamos. Fique bem, amiga!
      Emília

      Eliminar
  2. Ser voluntário pode ser algo pontual, pode ser algo mais usual, pode ser na escola dos nossos filhos, pode ser num lar de idosos, pode ser em tantos locais e de tantas formas diferentes...
    Por isso mesmo é preciso falar sobre o voluntariado e agradeço-te por o teres feito Emília! :-)

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sonia. Pode ser em qualquer lugar...é só ter boa vontade. Beijinhos, amiga e até breve. Fica bem!
      Emília

      Eliminar
  3. Cada vez mais :) Que bom! Bem lembrado!Beijinhos

    ResponderEliminar