domingo, 9 de dezembro de 2012

UM LIVRO PARA TI

UM LIVRO PARA TI é um projeto de Rita Correia que se foca, como ela nos diz, em 100% de partilha. Um projeto de afetos, verdadeiramente inspirador de novos projetos e aventuras. Não podíamos deixar de partilhar a nossa descoberta: Ela aqui fica nas palavras que lemos no seu blogue

 
"Hoje fala-se muito em “crise”, eu penso mais numa “crise de valores”. Valores que reparei, foram sendo esquecidos ao longo destes últimos 20 anos, pelo facilitismo na aquisição de tudo e de muitas coisas... demasiadas coisas!
Consigo ver hoje muitas crianças, perdidas no meio de autênticas avalanches de brinquedos nos seus quartos. Uma geração a quem tem sido dado pouco espaço para a imaginação, para a invenção ou para a partilha, onde o verbo “ter” adquire muita, demasiada importância a meu ver.

Inspirado no conceito do bookcrossing, achei que podia ser um livro perfeito para ler/experimentar com a minha filha (4 anos) e começar a inspirá-la no mundo mágico da partilha. Da importância do SER sobre o TER, e numa linguagem que fosse acessível às crianças.
Embora possa ser trabalhado por crianças mais novas dependendo da maturidade e do acompanhamento certo, no entanto, penso que este livro é mais facilmente dirigido a uma faixa etária a partir dos 6 anos.

Um livro que não se destina a ser guardado em casa, mas a ser partilhado com o próximo, oferecendo-o ou mesmo deixando-o em locais públicos para que possa ser encontrado, e possibilitar a passagem da mensagem à criança/adulto/pai ou mãe seguintes. Embora saiba que muitos não vão conseguir oferecer o seu próprio livro, a ideia também é deixar a semente do gosto pela partilha.

No final há uma página com um marcador que se pode digitalizar e onde é possível registar a passagem do livro pelas mãos da criança, e esta ficar como uma pequena recordação, antes de o libertar. Assim como o registo do seu nome, data e local para que a criança seguinte veja quantas vezes o seu livro já foi partilhado.

Está também carregado de pequenos jogos: animais escondidos, objectos repetidos, perguntas sobre Portugal, etc. Pequenos jogos que eu própria, enquanto criança, adorava ver nos livros e que amei reproduzir neste meu primeiro livro como autora.

É também um elogio ao meu Portugal e às coisas boas que temos por cá.
No final, é apenas um livro que não é feito para ser guardado numa prateleira, mas no coração de quem o lê e o consegue libertar."

9 comentários:

  1. Fenomenal! :-D

    Adorei a ideia, vou tratar de arranjar um livro e é bom ver uma autora que se mexe sozinha! :-)

    Obrigada pela partilha Teresa! :-)
    E parabéns à Rita! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia
      Conheci a Rita, no sábado, numa feira realizada aqui perto de mim. E fiquei logo encantada com ela, com o projeto e com toda a energia boa que a rodeava. Muito bom, mesmo! Grande abraço, Sónia, e muito obrigada pela tua energia também.

      Eliminar
    2. Obrigada eu linda! :-D
      E nem sabes como esta tua entrada me inspirou! Olha, pergunta à Mónica e, brevemente, lerás lá no blogue! ;-P

      Beijinhos e uma boa semana cheia de curiosidade! ;-P

      Eliminar
  2. Uma bela dica de leitura. As crise vem e vão, mas a modernidade está banalizando os valores éticos.
    Bjos e tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar
  3. Olá, querida
    Passo, com calma, bem antes da data, para desejar-lhe, com carinho fraterno, que vc tenha Boas Festas neste fim de ano!!!
    "A felicidade é com a gota de orvalho numa pétala de flor, brilha tranquila, depois que leve oscila e cai como a lágrima de amor".
    Que vc seja muito abençoada e feliz!!!
    Abraços fraternos de Boas Festas

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresa. Muito interessante esta iniciativa, assim como todas as que têm com intuito a partilha. Nesta época natalícia, felizmente o ser humano mostra-se muito solidário e pronto a partilhar o que tem com aqueles que nada ou pouco possuem. Pena que tudo isso acabe, mal se apaguem as luzes que por todo o lado se vêm. Aproveito esta oportunidade para desejar a todos os colaboradores e visitantes do Reiventar um Portugal mais Risonho um Feliz Natal e que este espirito que se vive agora se mantenha para sempre na vida de todos nós, pois Natal tem que ser todos os dia. UM BOM NATAL PARA TODOS. Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  5. Minhas amigas

    venho deixar um beijinho.
    Gosto muito de ti e de te ver no meu espaço.
    Tenho tido pouco tempo e os dias têm sido curtos
    deixo uma mensagem de Paz e Esperança
    e umas letras para nos inquietar...

    DIVAGANDO

    É Natal
    De Pobres e ricos
    De novos e velhos...

    De gente que sofre...
    De gente que ama...

    Neste desencontro...
    E neste encontro ...

    Afinal...
    É mesmo Natal...



    LILI LARANJO (Magia de Natal)

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada pelas vossas palavras que tanto alento dão e, certamente, contribuem para um Portugal bem mais risonho. Um grande abraço a desejar um Feiz Natal e um maravilhoso 2013. Bem hajam!

    ResponderEliminar