domingo, 3 de fevereiro de 2013

PRESTIGIEMOS AS NOSSAS TRADIÇÕES!


Entrudanças.2013

8 a 10 de Fevereiro

Não deixe de se divertir no Entrudo, venha a Entradas!!!



Entrudanças em festa

Faz em 2013 dez anos que o Entrudanças remou rumo ao sul e encontrou "casa" no meio da Planície do Baixo Alentejo, Entradas. Esta zona, conhecida por Campo Branco, acolheu o Entrudanças e este aqui ficou e criou novas formas de exprimir. De um festival de três dias passou a ser um projeto que se desenvolve com a comunidade local antes e depois dos dias de festa. Hoje é um projeto que realça as tradições locais fundindo-as com outras que vêm de longe.

O tema central ainda é o Entrudo, mas tem se vindo a acrescentar outras temáticas que nos levam a aprofundar o conhecimento e a relação com a região.

Não há forma melhor de conhecer o Entrudanças sem passar por lá e dançar, cantar, provar a gastronomia local e passear pela planície. Apareça!!!

A programação do Entrudanças dedica-se aos bailes, oficinas de dança, instrumentos, cante alentejano, actividades para famílias e crianças, animação de rua, gastronomia local e ambiente!!!
O Entrudanças é organizado pela PédeXumbo, Câmara Municipal de Castro Verde e Junta de Freguesia de Entradas
.
No programa da RTP 1, Portugal em DireCto vi a alusão a estas Entrudanças e, como não conhecia, pensei em divulgar este interessante acontecimento, pois creio que haverá muitas pessoas que não conhecem esta festividade
.
Emília Pinto 

14 comentários:

  1. Olá Emília!
    Uma óptima notícia! É bom saber que existem actividades assim tão meritórias. agradeço a divulgação. Numa próxima oportunidade...faço questão de ir ver.
    Admiro as pessoas que são capazes de remar contra a maré...que vão à luta em momentos de crise e "puxam" pelas suas terras.
    Um grande abraço. Boa semana.
    M. Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Emília. Fico feliz que tenha gostado. A intenção deste blog foi essa mesma; dar a conhecer o que se faz de bom por esse Portugal afora, tentando assim diminuir o pessimismo em que estão mergulhados os portugueses; tentar que pensem e olhem para as coisas lindas, pois assim tudo parece correr melhor. Obrigada pela visita e fique bem. Um beijinho e até breve.
      Emília

      Eliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar mas, parece-me interessante! curioso como num país tão pequeno tanta coisa se passa e não temos conhecimento.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Lilá(s), eu também nunca tinha ouvido falar; infelizmente no horário nobre só nos dão a conhecer a crise e os problemas financeiros; estas coisas passam às 18h, no canal 1, horário em que ninguém vê televisão. Querem de todo o jeito fazer-nos crer que estamos desgraçados e que no nosso país nada " presta " Como vês neste blog, há muita coisa boa a acontecer no nosso Portugal e é para essas coisas que temos de olhar. Um beijinho, amiga, e obrigada por vires conhecer este nosso cantinho. Até sempre!
      Emília

      Eliminar
  3. Bom dia
    Agradeço a visita e esta partilha - dar a conhecer Entrudanças.

    Parece que este ano serão poucos a poderem divertir-se. Apenas uns quantos se vão rir pelo mal que fazem aos portugueses....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Luis pela visita. Tens razão...vão ser poucos a divertirem-se no carnaval e os que tiverem ânimo para isso vão " rir pelo mal que fazem aos portugueses. É melhor rir que chorar, não é? Um beijinho e fica bem,
      Emília

      Eliminar
  4. Só que...
    estamos cada vez mais encharcados em americanices...

    As minhas melhores saudaçções!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, Vieira Calado, mas creio que nestas Entrudanças se tenta manter as tradições do Entrudo. Não sei, pois só agora ouvi falar disto, mas o melhor é confirmar indo à festas Não sou nada de carnavais nem entrudos, mas gosto de conhecer as tradições do meus país e que elas se mantenha. Claro...é um pouco difícil, pois as mentalidades mudam e forçosamente tudo muda com elas. Muito obrigada pela sua visita e espero que tenha uns dias cheios de momentos felizes. Um beijinho e até sempre
      Emília.

      Eliminar
  5. Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do Blog Rosa Solidão. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. Estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs

    Narroterapia:

    Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.

    Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo convite, mas parece-me que já sou tua seguidora. Eu tenho outro blog, o Começar de Novo e lá já me convidaste a visitar o teu. De qualquer modo lá irei. Um beijinho e obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  6. Querida Emília

    Eu desconhecia completamente a existência dessa tradição: Entrudança.

    Interessante, porque se compõe das palavras 'entrudo' e 'dança', logo, festa, alegria, comes e bebes.

    Gostei muito de saber e se algum dia eu passar por lá tomarei parte na festa. :)

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim também foi uma novidade e por isso mesmo resolvi partilhar. Além do termo, desconhecia também o nome da localidade. E assim, Olinda vamos aprendendo e conhecendo novas tradições, termos e lugares. Muito obrigada pela visita e pelo carinho. Um beijinho e até breve
      Emília

      Eliminar
  7. Espero que tenha corrido super bem! :-)
    É sempre bom saber que algumas tradições que valhem a pena ainda se mantém! :-)

    Beijinhos e obrigada pela partilha Emília!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza que correu bem, Sonia Em geral o povo que gosta de manter as tradições dá o coração por elas e aí é sucesso garantido. Obrigada, Sonia e mil beijinhos.
      Emília

      Eliminar