sábado, 16 de fevereiro de 2013

Uma imagem - Daniel Rodrigues

imagem tirada daqui


Uma imagem de jovens a jogar futebol num campo de terra na Guiné-Bissau… Uma imagem que nos transporta, literalmente, para a esperança, alegria e reinvenção da vida. É esta a imagem vencedora do prémio da secção “Daily Life”, da World Press Photo (WPP).

Envolvido numa acção humanitária em África (no Dulombi, Guiné), Daniel Rodrigues, de 25 anos, deparou-se com um grupo de jovens que o inspirou para um click no exato momento que permitiu realizar o seu grande sonho de criança: Ganhar “um dos prémios mais importantes domundo.”

Daniel Rodrigues está desempregado e teve de vender a sua máquina fotográfica. Em Março, vai iniciar outra missão humanitária, novamente a Dulombi e Galomaro, na Guiné Bissau, onde vai ajudar a reconstruir uma escola local e ajudar a população. 

Acreditamos que este prémio lhe abrirá um horizonte de oportunidades. A nós, já nos transmite um imenso sorriso perante o futuro: o reconhecimento e a realidade da concretização dos nossos sonhos.

Esta imagem faz-nos, de facto, acreditar na capacidade de “Reinventar um Portugal mais Risonho”.

13 comentários:

  1. É isso mesmo, Teresa...pessoas que nada têm capazes de momentos de grande alegria, quando nós que temos mais do que o suficiente só nos lamentamos. Obrigada por nos dares a conhecer este Daniel Rodrigues. Um beijinho e espero que tenhas uma bela semana
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os momentos de grande alegria que existem naqueles que nada têm em termos materiais... É mesmo reconfortante sentir que existem, Emília. Um grande abraço

      Eliminar
  2. Parabéns ao Daniel.
    O encanto de África e da Guiné e a sua vontade de se dar ensinando.
    Povo mártir mas com muita vontade de vencer.
    A Guiné me encantou também em 1973.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O encanto de África aqui tão presente e a vontade de se dar... É mesmo isso, Luís. Muito obrigada pelas suas palavras.

      Eliminar
  3. Muito bom! :-)
    Parabéns ao fotógrafo que apanhou este momento de uma forma tão poética e ainda viu o seu trabalho reconhecido internacionalmente! :-)
    E obrigada pela partilha Teresa! :-)

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poesia pura, Sónia, foi o que senti e não soube expressar. Toda a atmosfera desta foto nos impregna de poesia. Linda... Obrigada.

      Nota. Hás-de ver as outras fotos que estão no site dele. Uma maravilha também.

      Eliminar
    2. Teresa, não consigo encontrar o site dele... Por favor partilha o link.
      Obrigada! :-)

      Eliminar
  4. OLá amigas!
    Desejo-vos saúde e paz.Ainda bem que aparecem jovens com vontade de ajudar e de vencer! Este é mais um bom exemplo para todos nós. Beijos .
    M. Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria Emília, pela sua presença aqui nesta nossa casa. É como diz, que bom sabermos da vontade de ajudar e vencer de jovens como o Daniel. Dá-nos ânimo acrescido para reinventarmos o nosso Portugal. Um abraço

      Eliminar
  5. Adorei!O Daniel está de parabéns!Claramente é uma pessoa especial...
    Obrigada pela partilha!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só pode ser especial, de facto. As fotos são reveladoras.
      Um grande beijinho, Ana.

      Eliminar
  6. Queridos amigos
    Muito obrigada por tudo o que acrescentaram em afeto e palavras a este post.
    Os momentos de grande alegria que existem naqueles que nada têm em termos materiais, como diz a Emília, o encanto de África tão patente nesta imagem, como diz o Luís, a forma poética como nos é transmitido este momento, com diz a Sónia, a força de vencer e vontade de ajudar dos jovens, como diz a Maria Emília, a pessoa especial que revela ser o Daniel, como diz a Ana...
    Grata pela vossa presença tão especial também. Um grande abraço

    ResponderEliminar