quinta-feira, 21 de novembro de 2013

AZEITONA SOLIDÁRIA





Parabéns a esta iniciativa! Como se pode ver, é fácil ajudar!

Emília Pinto

21 comentários:

  1. Olá Emília!
    Ainda bem que há sempre gente tão solidária por país, de norte a sul. Nos momentos mais duros...estão aí!
    Um grande abraço de amizade.
    M. Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que nos vale é a solidariedade do nosso povo. Cada vez têm menos e cada vez se lembram mais dos que nada ou quase nada têm. Obrigada, Mª Emília por prestigiares este nosso cantinho com as tuas visitas. Aqui não há notícias más...mostramos só o que muito se continua a fazer para dar alguma esperança ao nosso povo. Beijinhos e um bom fim de semana
      Emília

      Eliminar
  2. É mesmo, minha amiga.
    Este cantinho privilegia o que acontece de bom e gosto muito disso.
    Há muita gente por aí que se sacrifica e dá a mão ao seu semelhante, num acto de solidariedade louvável.
    Glória às pessoas de boa vontade!

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andamos tão preocupados com a situação que não reparamos que há muito coisa boa a acontecer aqui e por esse mundo afora. Se pensassemos nisso com certeza o sorriso voltaria a ser frequente no rosto dos portugueses. Obrigada, amiga por visitares o nosso Portugal mais risonho deixando o teu " sorriso " Um bom fim de semana e muitos beijinhos, Olinda.
      Emília

      Eliminar
  3. Que fixe! :-)
    A Natureza e o Ser Humano aliados na Solidariedade! :-)
    Gostei!!! :-)

    Obrigada pela partilha Emília! :-)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo " fixe " Sónia. Aqui estão dois produtos portugueses, a castanha e azeitona, conhecidos mundialmente e agora, juntos, a desempenharem um papel importantíssimo na solidariedade. Isto é motivo para termos um grande orgulho no nosso povo. Quando quer ele sabe como " dar a volta " às adversidades. Beijinhos e obrigada pelo comentário. Uma boa semana e fica bem!
      Emília

      Eliminar
  4. Olá Sonia,
    obrigada pela visita ao cafeebolinho.
    Trabalho em projetos rurais e alternaitva com cooperativas e outras formas de economia solidária tem sido a saída para os pequenos e por via de consequência para o Brasil.
    Aquí além das azeitonas e castanhas de vocês , tem andado em alta o consumo das folhas de oliveira em chás, banhos e são vnedias a peso em casa de ervas.
    Vcs já fizeram isto por aí? pode vir a ser mais uma alternativa para pequenso produtores.
    Abraços da Bahia, Brasil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, amiga pela presença. Com certeza a Sonia responder-lhe-á também. Beijinhos e volte mais vezes!
      Emília

      Eliminar
    2. Nouredini, não sabia desse uso das folhas de oliveira! :-)
      Realmente, quanto mais se aproveitar, melhor! :-)

      Faço parte da Coimbra em Transição (coimbraemtransicao.wordpress.com) e andamos a estimular formas de economia alternativa e solidária aqui por Coimbra, por isso havemos de conversar um pouco sobre isso! :-)
      entretanto vou falar disto a uns amigos que têm oliveiras a ver o que eles acham.
      Muito obrigada pela visita e até breve,
      Sónia

      Eliminar
    3. Sonia, desculpa a intromissão, mas o chá de folhas de oliveira já era muito usado na aldeia onde nasci A minha sogra morreu com quase 90, e nunca ia ao médico; tratava-se com chá ( claro..era mt saudável ) e um dos que ela fazia era de folhas de oliveira. Não falei antes, porque eras tu que terias de responder a essa nossa nova amiga e por outro lado queria a confirmação do meu marido. A minha mãe fazia chá de folhas de laranjeira e de loureiro; este é muito bom para má disgestão e gastrite e até dores de estomago; isso eu confirmo, pois já me valeu muitas vezes; este é feito deitando as folhas secas de loureiro numa vasilha com água e deixa-se ferver algum tempo. O de folhas de laranjeira a minha mãe usava-as diretamente da árvore sem secar. Uma vez a minha mãe disse ao médico que o melhor remédio para a gastrite dela era o chá de loureiro e ele respondeu que acreditava, pois o loureiro era anti- inflamatório. Foi a 1ª vez que ouvi um médico dizer que um chá dava resultado. Beijinhos, Sonia e ...até sempre. Não quero dar aulas...simplesmente transmitir o pouco que sei sobre os Chás.
      Emília

      Eliminar
    4. Emília, peço-te que me transmitas tudo o que sabes sobre chás, porque eu ando agora a descobrir aos poucos.
      Cada vez bebo mais, cada vez mais preciso de beber e é bom quando, além de saborosos, são benéficos e até medicinais!
      Obrigada pela partilha minha linda! :-)
      Beijinhos e continuação de boa semana,
      Sónia

      Eliminar
    5. Sonia, não sou muito de chá, a não ser o de louro, pois tenho vesícula preguiçosa e quando fico enjoada e com má digestão é esse chá que tomo; é sempre preciso tomar várias chicaras. Um que sei ser bom para as diabetes é o de carqueja ( ou carqueija???); a minha tia que vivia no Brasil e já faleceu fazia uma grande jarra desse chá e bebia em vez de água e sentia-se bem com ele; dizia que os níves da doença desciam. Vou perguntar ao meu marido, pois sei que a mãe dele usava outros, mas não sei quais; depois dir-te-ei, certo? O de laranjeira não sei para que é. Eu aos 18 anos comecei a ter asma e se bebesse água fria, dava-me logo crise; então a minha mãe fazia chá de laranjeira e eu bebia-o em vez de água; não me lembro se tinha algum efeito sobre a asma ou se era só pelo facto de o beber morno Já há muitos anos que não o tomo, pois além de não ter laranjeiras, também não tenho crises de asma; desde que a minha filha nasceu que a asma não aparece. Mas experimenta, pois lembro-me que era muito saboroso e o cheirinho muito agradável. Beijos,amiga e até à próxima aula se conseguir mais material didático, certo?
      Emília
      .

      Eliminar
    6. Que dicas tão boas amiga! :-)
      Fico à espera de mais, porque sou uma fã de chás e de ervas medicinais, por isso conta com uma aluna atenta! :-)
      Beijos grandes e bom fim-de-semana,
      Sónia

      Eliminar
  5. Que maravilha estas iniciativas, Emília! Adorei conhecer e vou transmitir aos meus alunos (dos chás também). Um balão de oxigénio para o nosso viver. Abraço amigo e contente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contente também fiquei, Teresa, por teres gostado e por pensares em transmitir aos teus alunos. Que bom!!!! Beijinhos e uma boa semana, amiga!
      Emília

      Eliminar
  6. Este ano apanhei quase 200 kg de azeitonas.
    Boas iniciativas.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Manuel! O meu filho vive no Douro; é produtor de vinhos de mesa e também produz azeite. Colheu bastantes azeitonas também. Beijinhos e até sempre. Obrigada pelo carinho que dás a este nosso Reinventar.
      Emília

      Eliminar
  7. Queridos,
    fico feliz em ter estimulado a discussão sobre o chá de oliveira.
    Abraços a todos com respeito e carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre bom iniciar um debate e este está interessante. Obrigada, Heide pelo carinho. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  8. Emília, puxa, que iniciativa fantastica!
    Adoro comer azeitonas, aprecio regar com um bom azeite (e não existem muitos bons azeites no Brasil) a comida.
    Não gosto muito de chás, sou meio calorenta, depende muito do sabor e da estação.
    Um primo morou por alguns anos num condomínio onde haviam pés de frutas diversas que eram livres para todos comerem quando bem quisessem, eu achava aquilo uma idéia perfeita.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que vale em tempos difíceis , tanto aí, quanto cá,é a solidariedade do povo; mesmo quando tem pouco ele sabe dividir esse pouco por aqueles que nada têm. Obrigada, Sissym por prestigiares este nosso cantinho com as tuas palavras sempre simpáticas. Um bom Natal, amiga! beijinhos
      Emília

      Eliminar