quinta-feira, 19 de abril de 2012

MAIS UM MOTIVO DE ORGULHO!


V
A sensibilização da sociedade civil para a adesão a esta causa!V
No espaço de 10 anos, o registo nacional de dadores de medula óssea passou de último lugar nos rankings mundial e europeu para o lugar de 2.º maior registo da Europa e 3.º maior registo do mundo, por milhão de habitantes. Este é fruto do trabalho desenvolvido pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) com a qual a RTP desenvolveu uma parceria em prol de uma causa tão nobre como o combate a esta doença que regista todos os anos cerca de 1000 novos casos no nosso país. Desta parceria resulta uma emissão especial, em direto na RTP1, no dia 19 de abril com a designação “Solidários Até à Medula”. Entre as 10h00 e as 19h00, o programa é conduzido por Tania Ribas de Oliveira e João Baião. A partir do Parque das Nações, e ao longo de 9 horas, esta operação contará com a presença de vários convidados, desde médicos especialistas no tratamento de leucemia, investigadores, dadores de medula e doentes.


V

4 comentários:

  1. Vi parte do programa e senti orgulho pelo sucesso desta campanha. Os portugueses são muito solidários. Está na hora de começarmos a olhar para eles com outros olhos. Somos valentes, SOLIDÁRIOS e muito hospitaleiros. Um beijinho e espero que gostem.
    Emília

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha Emília! :-)
    Gostava muito de ter visto o programa, mas só agora vi a entrada... :-S

    Mas sei que cada vez há mais dadores de medúla (tenha sido por causa dos apelos dum pai futebolista preocupado em encontrar dador para o seu filho ou não), o que é óptimo pois, não só ajudamos outros portugueses, como cidadãos de todo o mundo - os dados entram para uma base internacional e a nossa dádiva pode ir para qualquer país na rede!

    Ser dador benévolo é das melhores coisas e, para quem queira dar algo que salva vidas mais amiúde (um dador de medúla pode nunca ser chamado se não for compatível com quem necessite), podem sempre ser dadores de sangue! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sonia, uma das beneficiadas com o transplante de medula( ficou curada) que estava no programa foi salva por um dador Alemão. Como vês, é um gesto simples que corre mundo e que salva vidas tanto aqui, quanto em outros países; este avanço na tecnologia permite estas maravilhas. Não importa se foi uma pessoa conhecida que fez com que aumentasse o número de dadores; acho até que, como figuras públicas que são têm mais obrigação de incentivar estes projetos. Pena que só o façam quando precisam, mas mesmo assim é válido; aliás, o futebolista hoje esteve no programa assim como o irmão. Pena que ainda não tenham encontrado solução para o Gustavo! Beijinhos, Sonia e até...
      Emília

      Eliminar
    2. Bem verdade Emília! O poder da fama deve ser utilizada para o bem e para incentivar as pessoas a mostrarem o seu melhor! :-)

      Espero sinceramente que apareça um dador compatível com o pequenino rápido. É um sofrimento que pais nenhuns deviam sentir...

      Beijinhos e bom fim-de-semana!

      Eliminar