quarta-feira, 11 de abril de 2012

SER FELIZ!



Em primeiro lugar quero agradecer o convite de colaboração neste projecto, aqui vai o meu primeiro artigo, espero que vos inspire, comentem deixem a vossa opinião!



Recentemente reencontrei uma amiga que já não via, nem nos falávamos à anos, não porque nos tenhamos zangado ou algo do género, apenas pela direcção de vida e caminhos diferentes, nunca mais nos vimos, nem falamos e os anos passaram.

Há dias ela ligou-me e nos primeiros minutos de conversa, ela perguntou: “ Que aconteceu? Éramos como irmãs?”… A conversa continuou, a escrita em dia e a dada altura coloca-me uma nova questão: “És Feliz?”, ao que eu respondi sem hesitar: SIM MUITO FELIZ!  E ela respondeu: “ Verdade, a tua voz está maravilhosa!” falámos da vida dela e da minha e depois de marcarmos um encontro, desligámos, ambas Felizes!

Não sei dissociar esta minha característica, se é pessoal se deriva da minha profissão, estou em constante estado de observação e atenta: ás pessoas, aos sentimentos, atitudes etc… e pela veia da escrita ( uma das minhas grandes paixões), estou sempre a apontar coisas que vejo, ouço ou  que sinto.

Durante o resto do dia, não parava de “rebobinar” a nossa conversa, o que me levou a tomar consciência do que lhe tinha respondido plena e sem hesitar. Não que tivesse dúvidas do que respondi, nada disso, apenas tomei consciência do que respondera. Ao chegar a casa, isolei-me no meu escritório e fiz um exercício que utilizo muito em Coaching, que se chama “ A linha do Tempo”, este exercício consiste em marcarmos numa linha os marcos ou feitos mais importantes da nossa vida, desde que nascemos até ao presente, tanto os marcos Felizes como os menos positivos, e analisarmos tudo, este exercício permite racionalizar as emoções e tomadas de consciência!

Ser Feliz é um objectivo transversal a todos os seres humanos, embora para uns é uma coisa e para outros outra diferente, mas tudo se resume a Sonhos e Felicidade, todos temos Sonhos e ideais!...

Constatei que já tive de quase tudo na minha vida, como a grande maioria de nós, mas o que constatei foi: o que me fez chegar a este ponto?! Foi que não me foquei nos momentos “duros”, mas sim, na força de acreditar e no querer. Perdi a conta às vezes que cai no chão, mas o mais importante: não me deixei ficar, com coragem, força e determinação: levantar-me, persistir  e continuar em frente. Não são as coisas que nos acontecem que nos moldam, o que nos molda é o que fazemos com as coisas que nos acontecem. 

Por todas as experiências que vivi, estou profundamente Grata, por todas as escolhas que fiz, por todas as vezes que escolhi mal, mas que escolhi de novo e continuei… pois foram essas mesmas experiências, que me colocaram exactamente onde estou! E muitas mais terei certamente, mas não deixarei de acreditar e persistir! Pois não acreditar, e desistir é assumir que não mereço, e todos merecemos a vida!

Estou grata por dois filhos maravilhosos, por amigos que me rodeiam e me apoiam, por ter onde encostar a minha cabeça quando estou cansada, pela profissão apaixonante que tenho e pela oportunidade de inspirar todos os dias alguém a elevar-se ao seu melhor! E tantas outras coisas que poderia descrever…

Por tudo isto e por tudo o que vai vir, Sim, Sou Muito Feliz!
E para si que está a ler estas palavras:

Como vão os seus sonhos? O que o inspira e apaixona? O que o vai fazer procurar o seu sonho? Desistir ou persistir?

São todas as experiências que fazem a vida valer a pena!

Questione… procure…. Encontre!

“ Pedras no caminho? Guardo-as todas! Um dia construirei um Castelo! Fernando Pessoa”

Votos Profundos de Muita Felicidade a Todos

Mónica Fernandes




8 comentários:

  1. Bela reflexão!Às vezes vejo a perguntar-me o que mais quererei da vida se ela até hoje só me deu coisas boas e, apesar dos meus 59 anos ainda não tive sequer aquelas perdas definitivas que, eu sei, um dia virão? Chego à conclusão que sou uma ingrata e que me falta a sensatez de, todos os dias, ao levantar-me, abrir a janela e dizer: Obrigada vida por mais este presente maravilhoso que me estás a oferecer. Falta-nos gratidão e enquanto não aprendermos a ser gratos, não nos sentiremos bem. Já alguém dizia que para se ser feliz basta ter o suficiente, mas o ser humano quer mais e mais e aí é que reside o problema. A essência das coisas, a essência das pessoas, os pequenos gestos e as simplicidades da vida são os ingredientes que mais contribuem para nos sentirmos felizes. O que nos falta é termos consciência disso . A minha publicação de hoje no Começar de Novo é precisamente sobre os afectos e a maneira como eles são capazes de fazer a felicidade de alguém. Colaboro também com este blog, mas, dado não ser um caso Português, não o postei aqui. Vale a pena ver. Um beijinho e parabéns pelo post.
    Emília

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, Mónica!
    Não sei se é só defeito nacional ou se é geral,mas penso que todos os seres humanos em geral têm uma certa tendência a sentirem-se infelizes não importa aquilo que tenham.Traçam um objectivo,mas depois de o alcançarem tornam-se infelizes novamente.
    Vivemos num mundo em que somos educados e estimulados a querer mais,ao invés de vivermos felizes com o que temos,não somos educados para a gratidão,pelo contrário...
    Sejamos gratos e felizes...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana.
      Verdade, mas encontram-se também cada vez mais pessoas a viver o Ser em vez do ter. E acredito que essas possam contagiar todas as outras. pouco a pouco mudanças colossais acontecem.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. A gratidão é, sem dúvida, um dos grandes factores da nossa felicidade e alicerce na construção desse enorme edifício que é um mundo melhor,em particular, um Portugal melhor. Inspirou-nos, sim, Mónica!
    Bem vinda a esta casa que se abre em gratidão! Um abraço
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresa, espero muito honestamente contribuir para este projecto tão interessante.

      beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Mónica!

    Adorei esta partilha, que tanto me deu que pensar!
    Falo muitas vezes sem pensar, como se a fala viesse directa do coração, mas regra geral é a escrever que me percebo melhor. Mesmo assim, preciso de aprender a ouvir-me mais...
    Conheço os meus sonhos e persisto na camnhada para os alcançar, acumulando pedras para construir um castelo quando lá chegar, mas também para ir pavimentando partes mais escorregadias da caminhada.

    Fiquei muito curiosa quanto à treinadora de vida e já copiei as preguntas poderosas para me ajudar na caminhada!
    Muito obrigada Mónica, e muito prazer em conhecer-te! :-)

    Bom fim-de-semana,
    Sónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia :)

      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Parabéns, se deu que pensar é porque está consciente do seu processo :) e foi louvável, procurar responder ás questões. É esta a verdadeira essência do Coaching, identificar e agir em direcção aos nossos objectivos, persistir e acreditar.

      Muito Obrigada por ter visto o meu projecto.

      Espero poder continuar a contribuir na sua caminhada!

      Muito prazer em conhecer-te também.
      :)

      Eliminar
    2. Obrigada e acredito que sim, que contribuirás bastante para a minha caminhada - pelo menos já o fizeste! :-)

      Boa semana!

      Eliminar