terça-feira, 17 de abril de 2012

Zero desperdício

"Cerca de 360 mil portugueses passam fome. Enquanto isso, estima-se que todos os dias 50 mil refeições são desperdiçadas de norte a sul do país. O movimento Zero Desperdício está a aproveitar os bens alimentares que antes acabavam no lixo – comida que nunca saiu da cozinha, comida cujo prazo de validade se aproxima do fim, ou comida que não foi exposta nem esteve em contacto com o público – fazendo-os chegar a pessoas que dela necessitam. Ao entrar num estabelecimento com o selo Zero Desperdício, tem a certeza de que todas essas refeições são aproveitadas e encaminhadas para a mesa de alguém. Uma iniciativa em que os estabelecimentos e os seus clientes participam sem gastarem um cêntimo."

Mais informação em Zero Desperdício



5 comentários:

  1. Acho esta iniciativa algo essencial, pois não tinha qualquer lógica o desperdício de comida perfeitamente boa que ocorria.
    Ainda bem que as regras foram mudadas para que iniciativas deste tipo fossem possíveis!

    Obrigada pela partilha Ana!

    ResponderEliminar
  2. Aqui em Famalicão já há uma iniciativa interessante que convidou restaurantes a participarem com as comidas que não saem da cozinha para serem aproveitadas nas associações que dão refeição aos carenciados. É uma boa ideia, pois de facto o desperdício é assustador. Às vezes me questiono sobre os bolos que todos os dias sobram nas confeitarias. Será que tudo vai para o lixo no fim do dia? Seria bom que houvesse uma entidade que se comprometesse a pegar todas aquelas sobras e as distribuissem pelas instituições ou mesmo as próprias instituições poeriam fazê-lo. E nas padarias o que se faz com todo aquele pão? Tudo isto me perturba um pouco. Um beijinho, Ana.
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Esta campanha como muitas outras são extraordinárias e deixam-nos sem palavras.
    Somos levados na corrente para ajudar, para apoiar e ver os que mais precisam felizes e saciados.

    Estas correntes deveriam fazer corar de vergonha os nossos governantes. Em campanha tem todas as soluções mas depois no governo apenas nos desgraçam a todos......

    ResponderEliminar
  4. ...Assustam-me mesmo os desperdícios. Tanta gente com dificuldades extremas e tanta comida que vai para o lixo! Ainda há muito para fazer!!!! Estas iniciativas são fantásticas. Farei tudo o que puder para divulgar, participar e quem sabe um dia ser mais uma que promove este tipo de iniciativa. Estávamos memso ap precisar que "isto" fosse feito!!!
    Obrigada Ana...
    Fiquei muito entusiasmada... e cheia de vontade de saber mais da da evolução desta iniciativa ainda tão recente, mas de que precisamos tanto, por todas as razões apresentadas e por todas as razões sentidas, por quem não tem... e por quem tem e quer partilhar!!!
    Não ao desperdício!!!
    Obrigada, Ana, uma vez mais!
    Beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Também eu já me tinha questionado sobre os desperdícios que ocorrem não só nos restaurantes como nas nossas casas.Fiquei mesmo feliz por saber que existe um movimento que evite o desperdício."Porque efectivamente não nos podemos dar ao luxo."
    Se souber de mais novidades sobre este movimento eu informo.
    Beijinhos a todos

    ResponderEliminar