terça-feira, 22 de maio de 2012

Portugal dos Grandes

Portugal dos Grandes é uma iniciativa cujo objectivo é "divulgar todos os Portugueses que não aceitam ser pequeninos. Todas as grandes ideias, os projectos, os pensamentos, as ambições e as obras que elevam Portugal a um novo patamar ético e civilizacional, em que homem, animal e natureza ocupam simultaneamente o centro de todas as preocupações".

Imagem retirada daqui

Tem uma página no Facebook (aqui), onde são bem-vindos "todos os que se dedicam à solidariedade social, à protecção dos animais, das minorias e dos sectores mais desfavorecidos da população, à defesa das crianças, das mulheres e dos idosos, à luta contra a fome e a pobreza, à busca de alternativas espirituais, culturais, educativas, terapêuticas, económicas, ecológicas, sociais e políticas", que "estão a caminhar no mesmo rumo, o de uma nova civilização, mais sã, consciente, ética e justa".

Aqui fica o seu manifesto:

Pertenço a um género de portugueses / Que depois de estar a Índia descoberta / Ficaram sem trabalho”. Álvaro de Campos
Missão
Eis o Portugal dos Grandes.
O Portugal dos visionários.
O Portugal dos que não deixam as fronteiras geográficas transformarem-se em fronteiras da alma.
Eis o Portugal dos justos.
Dos éticos.
O Portugal dos sonhadores.
Dos que acreditam que os verdadeiros Descobrimentos ainda estão por realizar.
O Portugal do espírito universalista, na tradição de alguns dos seus maiores pensadores.
Dos que ambicionam para Portugal a vanguarda de um novo paradigma mental, ético e civilizacional, dando a mão a todos os povos e nações na promoção de uma cultura de paz e solidariedade integral.
Eis o Portugal de todos os que acreditam que homens, animais e natureza devem estar no centro de um novo desígnio nacional.
Eis o Portugal solidário, consciente e altruísta.


Junta-te a ele. Junta-te a nós.
Lança para este Movimento as sementes deste Novo Portugal. Alimenta-o com tudo o que de bom se faz em todo o planeta por um Mundo Novo.
Partilha com todos as melhores ideias, os melhores projectos e tudo o que serve de exemplo para um Portugal dos Grandes. Para um grande Portugal.
E dia 10 de Junho, comemora-o connosco."
Juntemo-nos a eles, pois todos queremos um Portugal dos Grandes!
"O Portugal dos Grandes é o novo Portugal, construído por cada um de nós para benefício de todos."

6 comentários:

  1. Esta é a missão de cada português neste tempo e nesta hora difícil para a grande maioria.
    Nem precisamos de pensar em África. Aqui ao nosso lado com tantos desempregados, sem meios de sobrevivência e com as mãos estendidas carregadas de vergonha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem verdade Luís Coelho!
      Não é preciso ir mais longe que a nossa própria rua para ver famílias a precisar de ajuda, quanto mais não seja de apoio moral (isso todos podemos dispensar!) para lidarem com as situações aflitivas do seu dia-a-dia!

      Que possamos todos ser grandes e ajudar os outros a crescer.

      Tudo de bom e volte sempre.

      Eliminar
  2. MUito bom! E o nosso "Movimento" (que ainda não deu mais passos além do blog) associa-se perfeitamente a este, não? Vamos juntar-nos a eles? Já tinha dito à Ana que nos dispersamos tanto, às vezes,quando juntos teríamos muito mais força... Obrigada, Sónia, por mais esta partilha. Beijinho grande

    ResponderEliminar