domingo, 17 de junho de 2012

Condomínio da Terra


E se pensássemos a Terra como um imenso condomínio? A pergunta é o projeto que a Quercus e cinco universidades – Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Trás-os-Montes, Universidade de Coimbra, Universidade Lusófona e Universidade do Estado da Bahia (Brasil) – vão apresentar no dia 21 na conferência Rio+20, no Rio de Janeiro.
Pensar a Terra como um imenso condomínio, aproveitando um modelo jurídico com provas dadas de conciliação de interesses individuais e coletivos para harmonizar os interesses de cada Estado com os de toda a Humanidade é a proposta do projeto Condomínio da Terra. Uma proposta inovadora que define uma métrica comum da Natureza (uma unidade de medida comum para os consumos e benefícios realizados nos sistemas naturais globais – o hectare global), cria o conceito de EcoSaldo (diferença entre os contributos positivos e negativos que cada Estado realiza nos sistemas naturais da Terra) e um suporte jurídico global a partir do qual serão gerados direitos e deveres que podem alicerçar a construção de uma economia verde capaz de produzir serviços ambientais.
Um projeto português para tentar gerir o mundo como uma casa comum que nos inspira e envolve.





11 comentários:

  1. Excelente proposta esta!Esquecemo-nos tantas vezes que a Terra é a nossa casa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pase a saludarte y dejarte buenos deseos para la semana que se inicia

    Cariños

    Frase de la semama:
    El optimista cree en los demás y el pesimista sólo cree en sí mismo.

    Gilbert K. Chesterton.
    Escritor inglés

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante este projeto!

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Sónia
    Na minha nabice informática fiz desaparecer, sem querer, o teu comentário ao apagar o que tinha escrito antes. Peço imensa desculpa até porque fiquei toda contente com as tuas palavras que tinham feito mais sentido a este projecto. Se der para falares, de novo, da primeira vez que viste esta ideia, agradeço. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, eu não o consigo repetir de cabeça (inspiração de uso único...) e, por coincidência, ontem de manhã apaguei o lixo do meu mail, por isso a minha cópia do meu comentário foi-se... :-S
      Mas há duas formas de o recuperares:
      - confirmar se não o eliminaste definitivamente. Se não tiveres carregado na caixinha de "Eliminar Definitivamente Comentário" acho que consegues recuperá-lo;
      - ver no teu mail a cópia da mensagem. Depois ou o colocas aqui tu com o meu nome ou mo reencaminhas e eu publico.
      Fico à espera! :-D

      Eliminar
    2. Viva!!! :-D
      Afinal ainda não o tinha apagado!!! :-)
      Se quiseres apaga estes 3!
      Beijinhos,
      Sónia

      Eliminar
  5. Pois, também tinha achado a idéia óptima, mas agora que li o post da Manuela (Sustentabilidade é Acção) vi o quanto as boas intenções podem ter efeitos perniciosos. Tudo depende, de facto, da forma e de quem as vai aplicar, mas este nosso capitalismo deixa-nos muitas dúvidas. Não deixo, porém, de aplaudi-la enquanto projecto que acredito genuíno e não camuflador de outros propósitos. Tomara que assim seja. Grande abraço a todas

    ResponderEliminar
  6. Quando vi esta entrada, pensei que tinha sido a Ana a colocá-la! ;-)

    Bem partilhado Teresa! :-D

    Já tinha visto uma ideia semelhante em Serralves (algo como um partido de que todos os seres vivos do mundo faziam parte) e achei muito boa ideia, por isso espero que esta abra os olhos ao pessoal lá no Rio de Janeiro!

    É verdade, e o Coro Infantil de Stº Amaro de Oeiras vai todo, menos os que têm exames (http://www.publico.pt/Sociedade/coro-infantil-de-oeiras-no-encerramento-da-cimeira-rio20-1550804)!!! :-)

    Pode ser que as duas coisas abram cabeças!!! :-)

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  7. O Universo poderá ser um condomínio mas se cada um não respeitar a Natureza ficará ainda pior.

    Deverão continuar a apostar nas novas gerações para saberem poupar a água. Amá-la e tratar da floresta com carinho para que todos possam vivem na casa comum.

    ResponderEliminar
  8. Sim, Luís, é essa a grande aposta. No fundo, uma aposta no amor a tudo o que nos rodeia e acolhe. Muito obrigada pelas suas palavras e um feliz domingo.

    Teresa

    ResponderEliminar