domingo, 29 de abril de 2012

CHAVE DE AFECTOS




Mais um motivo para nos orgulharmos do nosso País . Os idosos estão muito esquecidos e é preciso olhar para eles com mais carinho e atenção.

Emília Pinto

10 comentários:

  1. Gostei muito!
    É muito triste ver que os nossos idosos ficam tão esquecidos...
    Beijinhos Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dado que o 2012 foi escolhido como o ano europeu para o envelhecimento activo é sempre oportuno falar deste assunto. Os nossos idosos estão há muito a pedir socorro. Fico contente que tenha gostado, Ana. Um beijinho e uma excelente semana
      Emília

      Eliminar
  2. Gostei muito do Post

    É realmente uma pena serem tão esquecidos, quando podem ser tão úteis em especial na partilha da sua sabedoria...

    Beijinhos Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Monica, acho que há poucas campanhas e muita gente nem sabe que este ano foi escolhido como o ano europeu do envelhecimento activo. Tenho falado isso a muitas pessoas que me dizem nunca terem ouvido falar disso e são pessoas com muita formação. Eu mesma, poucas vezes ouvi isso; tomei conhecimento através dos blogs. É uma pena que assim seja. Um beijinho, Monica e obrigada pelo comentário.
      Emília

      Eliminar
  3. Emília
    Vivemos um período absolutamente determinante na construção de um caminho que acolha o envelhecimento e de uma nova atitude perante esta realidade do nosso século: Mais do que nunca há que promover plataformas cooperativas, criar redes de apoio que permitam, também, potenciar a partilha de experiências dos mais velhos. Cada um de nós pode ter um papel importante nesta construção e deveria estar consciente do quanto pode contribuir para o acolhimento desta nova realidade. Muito importante a divulgação deste projecto que nos orgulha e faz acreditar que a porta dos afectos está aberta e Portugal será uma casa acolhedora para os seus idosos. Um grande beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa. Claro que nós temos um papel preponderante neste assunto, aliás em todos, pois se cada um de nós cuidar dos seus idosos com o devido respeito, dando-lhes o valor que eles realmente têm, já estamos a fazer algo de muito importante. Também, todos nós temos na vizinhança, seja em prédios, seja em moradias, idosos que vivem sós e não custa nada de vez em quando fazer-lhes uma visita ou dar-lhes o nosso número de telefone para o caso de precisarem de alguma coisa. São pequenos gestos que para eles significam muito, pois sentem-se mais seguros. Uma vez disse a uma senhora que mora sozinha aqui no meu prédio, que se precisasse de alguma coisa que me chamasse; ela ainda está muito bem e sai sempre, mas fiquei muito feliz por ela me ter chamado num dia em que tinha esquecido a chave dentro de casa. O meu marido foi lá e conseguiu abrir-lhe a porta. Não custou nada e sei que, se houver algo mais grave ela me chamará. Fez-me muito bem a mim ela ter aceitado a minha ajuda. Acho que a maior beneficiada fui eu. Um beijinho, amiga e até breve.
      Emília

      Eliminar
  4. Uma óptima iniciativa esta, Emília!
    Lá está, se todos fizessemos isto com os nossos vizinhos, a diferença que faria!
    Porque, às vezes, só faz mesmo falta um pouco de companhia!

    Fez-me lembrar um e-mail em que se comparava os idosos e os presidiários e, infelizmente "ganhavam" os presidiários, com tantos privilégios que até fazia impressão.
    Por isso dou valor aos povos nativos e à etnia cigana: dão valor às pessoas de idade e à sua experiência!

    Muito obrigada pela partilha dum projecto maravilhoso e pelo destaque ao Ano do Envelhecimento Activo - porque envelhecer é ter mais para ensinar apesar de se continuar a aprender!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, Sonia, também dou muito valor à etnia cigana, não só pelo que indicas, mas também pela união que existe entre eles; eles se ajudam e se defendem uns aos outros como uma grande família, coisa que não acontece na nossa raça; somos muito pouco solidários uns com os outros e somos bem capazes de ver uma pessoa no chão e m vez de irmos ao pé dela ver se está mal, fugimos com medo que seja alguma armadilha. Com os ciganos isso não acontece; se um tem um problema já sabemos que daqui a pouco aparece uma multidão a socorre-lo e a defendê-lo. Beijinhos, amiga e obrigada pelo comentário. Fica bem!
      Emília

      Eliminar
    2. Bem verdade Emília!
      Temos tanto a aprender uns com os outros...
      Beijos grandes,
      Sónia

      Eliminar
  5. E mesmo a propósito:

    "A Delegação de Lisboa da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), vai realizar um Seminário subordinado ao tema: “Envelhecimento Ativo, um Caminho de Sensibilização e de Boas Práticas”, a realizar no dia 10 de Maio de 2012, das 09h00 às 19h00, no Auditório Jorge Maurício |Av. Padre Cruz - Edifício Sede da ADFA, Lumiar - Lisboa.

    Informamos que a entrada é gratuita, com inscrição prévia no endereço do site da ADFA www.adfa-portugal.com onde consta, o Programa do Seminário | Ficha de Inscrição e onde se pode obter mais informação acerca desta iniciativa."

    ResponderEliminar